BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

7 Maneiras de melhorar o aproveitamento da sua corrida

A corrida é um dos exercícios preferidos de muitas pessoas que adotam uma rotina de atividades físicas e de hábitos saudáveis. Além de poder ser feita em qualquer lugar, ela apresenta centenas de benefícios para o corpo e para a saúde, sendo indicada para acabar com o estresse, melhorar o humor, tonificar os músculos principalmente das pernas e ainda melhorar a saúde do coração e do cérebro. Há ainda outros benefícios em optar pela corrida, como não haver necessidade de pagar uma academia.

No entanto, quem está começando agora a correr não tem muito conhecimento no assunto e por isso não sabe como aproveitar ainda mais dos seus minutos de corrida, ampliando o seu desempenho, sua resistência, enfim, tendo um melhor aproveitamento geral da corrida. Felizmente, nós preparamos 7 dicas especiais para quem está iniciando nesse ramo e deseja, desde agora, conseguir alcançar ótimos resultados com a atividade física.

7 maneiras de melhorar o aproveitamento da sua corrida

corrida
corrida. Imagem:divulgação

1 – Mude sua respiração

A respiração abdominal é a mais indicada para pessoas que desejam melhorar o seu rendimento na corrida. A respiração que nós fazemos normalmente é pelo tórax, por isso uma das maneiras de melhorar o aproveitamento de sua corrida, é modificando a forma como respira, de modo que você conseguirá absorver ainda mais oxigênio enquanto corre.

Não é fácil fazer essa modificação e você deve fazer com calma, buscando bastante informações sobre esse tipo de respiração. Além disso, especialistas recomendam que você comece praticando fora da corrida, no seu dia a dia. Quando a respiração abdominal já for um hábito do seu dia a dia, será ainda mais fácil trazê-la para a sua corrida.

2 – Aqueça

Você é daquelas pessoas que sempre esquece de fazer o aquecimento antes de uma atividade física? Isso precisa mudar. O aquecimento preparará seus músculos para a atividade, promovendo calor para o corpo, além de aumentar a sua flexibilidade e assim permitir um melhor rendimento na corrida.

O seu aquecimento deve durar, no máximo, dez minutos e ser composto de exercícios leves. Após o aquecimento, faça um alongamento e depois inicie sua corrida.

3 – Alongamento

Sim, nós já mencionamos o alongamento logo acima, informando que ele deve ser realizado após o aquecimento e antes da corrida. No entanto, nesse tópico, damos destaque à importância de alongar também após o treino.

Poucas pessoas sabem disso, mas o alongamento após a corrida é muito importante. O diferencial é que você deverá apostar em séries mais longas para que possa realmente alongar bem a sua musculatura. Há diferentes tipos de alongamento que podem ser feitos tanto no início quanto no final da corrida, veja quais são os melhores para o seu caso com um instrutor.

4 – Vá devagar

É comum que nas primeiras semanas de corrida você queira logo aumentar os quilômetros percorridos, assim como a distância do seu percurso. No entanto, isso não é indicado. Aumentar a intensidade da carga de trabalho só irá desgastar seus músculos e impedirá que eles se acostumem à atividade.

Principalmente no início você deve ir devagar, mas nunca deverá extrapolar os limites do seu corpo. Por semana, aumente no máximo 10% da distância do percurso ou dos quilômetros percorridos.


5 – Descanso é importante

Após a corrida você precisa tirar alguns minutos para descansar, até que as batidas cardíacas voltem ao normal. Se você está correndo para emagrecer ou para ganhar massa magra, é nesse período de tempo que você também deverá se alimentar e repor os nutrientes perdidos para a recuperação muscular.

Enquanto descanse, coma um lanche previamente preparado, pois ao mesmo tempo você que descansa, seus músculos receberão as proteínas que precisam. Além disso, a reposição de energia irá acontecer e você continuará tendo uma boa disposição para a corrida do dia seguinte.

6 – Ritmo

Você deve encontrar um ritmo que seja bom para você e seu corpo, no entanto, é indicado que nos quilômetros finais do seu percurso, o seu ritmo seja aumentado um pouco, para não deixar o corpo cair na mesmice. Essa elevação no ritmo irá aumentar sua capacidade para que, futuramente, consiga aumentar o ritmo durante uma corrida inteira.

Teste essa técnica e veja se deu certo. Se achar melhor não aumentar tanto o ritmo, tudo bem. O ideal é que você aumente conforme aguentar, mas evite ficar sem fôlego.

7 – Suplementação

Se você quer ter um desempenho melhor em suas corridas é fundamental que tenha energia. Você pode conseguir energia de bebidas energéticas que irão entregar, além de carboidratos, eletrólitos para o seu organismo. O indicado é consumir alguns minutos antes de começar a correr.

Você também pode apostar em suplementos à base de carboidratos complexos, geralmente o consumo é indicado para ser somente antes da corrida e, após, você deve completar com um suplemento rico em proteínas.

Recomendados para você:

Sobre Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *