Ácido Hialurônico: Indicações, riscos e preço
Você já conhece o Ácido Hialurônico? Ele tem sido muito usado em preenchimentos nos últimos tempos, principalmente para rejuvenescer a pele, combater rugas e proporcionar um rosto mais jovem. Esse ácido possui várias indicações, sendo sempre necessário conhecer suas vantagens e riscos. Confira tudo isso a seguir!
Ácido Hialurônico o que é?
O ácido hialurônico trata-se de uma molécula de açúcar presente no nosso organismo, cuja função é atuar como um lubrificante e absorver choques principalmente nas articulações. Mais da metade do ácido hialurônico em nosso corpo pode ser encontrado na pele, onde sua função é preencher o espaço entre as células, mantendo-a elástica e hidratada.

Ao passar do tempo, a concentração do ácido na pele tende a diminuir, causando o surgimento de rugas e o ressecamento da pele. Hoje em dia é possível fazer o preenchimento com ácido hialurônico, para devolver essa concentração e para fazer que a pele se mantenha elástica e jovem.
Ácido Hialurônico indicações
O ácido hialurônico é indicado para suavizar rugas e diversas outras marcas que podem surgir com a idade. Pode ser usado de forma injetável e também é possível encontrar cremes com esse ácido em sua composição. Esses cremes geralmente são indicados para aplicação na face.
O ácido hialurônico também pode ser usado por meio da volumização do rosto, podendo ser aplicado nos malares, na mandíbula e nas laterais do rosto. Essa técnica é mais indicada para pessoas com mais idade e não é preciso ter nenhum tipo de preocupação, pois é aplicada uma anestesia local.
Ácido Hialurônico para que serve?
O ácido hialurônico serve principalmente para manter a pele jovem, hidratada e elástica, para rejuvenescer o nosso rosto. Ele é a principal substância usada em preenchimentos, pois se trata de um implante biocompatível e sem relatos de hipersensibilidade. Ele hidrata o local de aplicação de forma muito intensa, contribuindo para que a pele fique jovem por mais tempo.

Esse ácido ainda pode ser usado em processos ortopédicos ou reumatológicos articulares, assim como na oftalmologia.
Ácido Hialurônico creme
Existem vários cremes tópicos cujo princípio ativo é o ácido hialurônico. Esses cremes geralmente devem ser aplicados na face, de acordo com instruções do dermatologista. O intuito desses cremes é também promover o rejuvenescimento. Eles podem ser usados desde cedo, a partir dos 25 anos, quando começam a surgir as primeiras rugas.
Ácido Hialurônico injetável
O ácido hialurônico injetável deve ser aplicado somente por um dermatologista ou cirurgião plástico, sendo aplicado no contorno da face, nos lábios, nos sulcos naso-labiais, nas olheiras, nas rugas faciais. Ele também pode ser aplicado, na forma injetável, nas mãos e em algumas outras regiões do corpo, para repor volume.

Ácido Hialurônico riscos
Os cremes tópicos com esse ácido não trazem nenhum tipo de risco, desde que sejam usados conforme as recomendações. Em relação a aplicação da substância na pele, só trará riscos se o procedimento for mal feito ou quando o produto não for de uma boa qualidade. Após a aplicação, algumas reações podem surgir, como: edema, dor, prurido, descoloração, contusões, sensibilidade no local.
Ácido Hialurônico preço
Os cremes podem ser encontrados com preços variados no mercado, indo desde R$30 a R$300. A técnica pode variar de acordo com cada região e os locais que você deseja aplicar o ácido.