Ácido úrico alto: por que ocorre? Quais os problemas?
Um dos grandes problemas da elevação do ácido úrico no sangue é que a grande maioria da população desconhece que o tenha, pois os sintomas não se manifestam. Os homens são os mais afetados pelo alto nível do ácido úrico, que precisa ser tratado, o problema poderá se agravar com crises de gota e as famosas pedras nos rins. As causas põem ser são variadas, mas os grandes vilões são a má alimentação e a bebida alcoólica. Todo o cuidado é pouco quando falamos de saúde! Previna-se!

Quais são os principais sintomas do ácido úrico alto?
Os sintomas de alerta quanto ao ácido úrico elevado no sangue são: dificuldade de urinar, dor nas costas região lombar, febre, calafrios, descamação da pele, dor para fazer pequenos movimentos, vermelhidão e dor nas articulações afetadas. O lugar em que mais se manifesta geralmente é no dedão do pé, mas também pode afetar outras articulações como punhos, dedos das mãos, joelhos e tornozelos. Uma curiosidade, é que quando tocamos no local afetado a sensação ao tocar, é como se estivéssemos tocando na areia.

Quais são as causas do ácido úrico alto?
São diversos os fatores que podem contribuir para o aumento do risco da elevação do ácido úrico no sangue, uma delas é o consumo de alimentos ricos em purina, hipertensão (pressão arterial elevada), idade (35 a 45 anos), longos períodos de jejum, peso elevado (obesidade), predisposição genética, o uso de alguns medicamentos, uso de bebida alcoólica, a associação com algumas outras doenças como diabetes entre outros.

Quais são os alimentos que devem ser evitados quando ácido úrico estiver elevado?
A alimentação é um dos grandes responsáveis para que o ácido úrico se eleve, existem alguns que devem ser evitados de consumir até que se normalize a quantidade no sangue, dentre eles destacamos: Miúdos de carne bovina ( rins, coração, moela, fígado e miolo), mexilhão, sardinha, salmão, atum, camarão, ostra, anchova, bacalhau, truta, lagosta, caranguejo, pombo, galinha, ganso, carne de porco, peru, toucinho, bacon, feijão, grão de bico, lentilha, ervilha, trigo, coco, nozes, castanhas, amêndoas, amendoim, avelã, presunto, extrato de tomate, banha, chocolate, pão de centeio, alho poro, pistache, aspargo, brócolis, espinafre, brócolis, cogumelos, todos os tipos de grãos e sementes.

O que o comer quando estiver com o ácido úrico elevado?
O ácido úrico alto indica alerta, mas até que se descubra o problema, a prevenção é o melhor caminho, dentre as medidas simples para preveni-lo é indicado que se faça exames regularmente, ficar longe de bebidas alcoólicas e o principal que é cuidar da alimentação que deve ser com baixo teor purina. Dentre os alimentos que podem ser consumidos de forma moderada (2 porções por dia) podemos destacar: carnes magras (coxão duro e patinho), file de frango e peixe, óleo de girassol e canola, leite e iogurte desnatado, ovos, macarrão, batata, arroz, pães brancos, biscoitos de água e sal, chá, sagu, milho, mandioca, frutas secas, couve, repolho, alface, acelga, agrião, fubá e café.
Bom pessoal, esperamos que tenham curtido as dicas ok? Em qualquer caso dos apresentados, procure sempre seu médico!
Dúvidas ou sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!