BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Açúcar Demerara engorda?

O açúcar é o termo genérico que se dá ao carboidrato extraído da cana de açúcar através do refinamento, dentre as variações de açúcar, é mais comum encontramos o refinado, cristal, mascavo e o açúcar demerara.

O que diferencia de um açúcar para o outro é o tempo de refinamento e adição de componentes químicos, quanto mais claro e fino o açúcar menos ele contém valores nutricionais, pois, este passou por um tempo de refinação maior e recebeu aditivos químicos.

Açúcar Demerara o que é?

O Açúcar demerara e o mascavo são os que mais contém valores nutricionais, enquanto o açúcar mascavo, é extraído em seu estado bruto e na cor marrom, após o cozimento da cana de açúcar, este não passa por processo de refinamento.

Açúcar Demerara
Açúcar Demerara. Imagem:divulgação

Já o açúcar demerara, também de cor marrom, passa por um processo leve de refinamento, mantendo seus valores nutricionais bem próximo do açúcar em estado bruto. Por isso, o açúcar demerara é o mais indicado ao consumo depois do mascavo.

Açúcar Demerara engorda?

Consumir açúcar é fundamental para o nosso organismo, pois através da açúcar produzimos energia, no entanto, apesar do açúcar demerara conter um valor nutricional maior, e ser o açúcar mais próximo do estado bruto, este também, desde que consumido em excesso engorda. Dê preferência ao açúcar demerara ou ao mascavo, mas, analisando sempre a quantidade, para não excede-la.

Açúcar Demerara preço

Devido seus valores nutricionais, seu processo de refinamento ser mais leve, e geralmente ser encontrado em processo orgânico o preço do açúcar demerara é maior quando comparado com o cristal ou refinado. É possível encontrá-lo entre 5 e 8 reais (valor para o pacote de 1kg) em média, nos supermercados.

Açúcar Demerara Native

O açúcar demerara Native, tem uma faixa de preço entre 5 e 8 reais (valor para o pacote de 1kg), de tipo cristal, é produzido e processado sem o uso de agrotóxicos, organismos transgênicos ou conservantes químicos.

Açúcar Demerara Native
Açúcar Demerara Native. Imagem:divulgação

Possui uma coloração marrom, e é levemente mais úmido do que o açúcar cristal e o refinado (açúcares claros), pois contém uma leve camada de melado.

Açúcar Demerara União

Predominantemente mais nutritivo e escuro que os açúcares claros (cristal e refinado), o açúcar demerara União em cristal, contém uma leve camada de melado mantendo seus sais minerais de origem.

3 receitas com Açúcar Demerara:

Gostaria de começar a consumir o açúcar demerara, mas, não sabe como, separamos três receitas para ajudar você a consumir o açúcar demerara. São receitas práticas e simples. Confira.

Bolo de Chocolate com Especiarias e açúcar Demerara

Ingredientes da massa:

200ml  de Leite Morno (1 xícara (chá)

1 xícara (chá) Chocolate em pó

1 e 1/2 xícara (chá) açúcar demerara

2 xícaras (chá) farinha de trigo

1 colher (café) gengibre em pó

1/2 colher (café) cravo-da-índia em pó

1/2 colher (café) noz-moscada em pó

1 colher (sopa) rasa de Canela em Pó

4 colheres (sopa) Manteigas sem sal derretida

3 unidades ovos

1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

*Manteiga sem sal e farinha para untar

Ingredientes da Cobertura:

1 colher (sopa) creme de leite (15ml)

200 gramas doce de leite pastoso

Bolo de Chocolate com Especiarias e açúcar Demerara
Bolo de Chocolate com Especiarias e açúcar Demerara. Imagem:divulgação

Modo de preparo:


Antes de preparar a massa, ligue o forno para ir pré-aquecendo indicamos uma temperatura média de 180°C. Para preparar a massa, aqueça o leite acrescentando aos poucos o açúcar demerara mexa bem até diluir. Deixe esfriar.

Enquanto isso, misture a farinha de trigo, em uma tigela, com o chocolate em pó, o cravo, a noz moscada, a canela, o gengibre, e o fermento. Reserve. No liquidificador, adicione  manteiga derretida, a mistura fria de leite com açúcar demerara e os ovos, bata até ficar homogêneo.

Junte aos ingredientes secos e misture bem. Coloque a massa na forma reservada e leve ao forno preaquecido por 40 minutos, para saber se o bolo está pronto espete um palito, se este sair limpo, está pronto. Desenforme morno. Para a cobertura, misture o doce de leite com o creme de leite, em uma tigela, até ficar homogêneo. Cubra o bolo com a cobertura e sirva.

Brigadeiro light

Ingredientes:

2 col. (sopa) de requeijão zero

1 xíc. (chá) de leite desnatado

1 col. (sopa) rasa amido de milho

2 col. (sopa) nivelada de cacau em pó puro

1 col. (sopa) de açúcar demerara

Brigadeiro light
Brigadeiro light. Imagem:divuglação

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve em fogo médio até engrossar, deixe esfriar por uns 30 minutos e enrole, você pode polvilhar com granulado ou no chocolate em pó.

Panqueca com Cacau

Ingredientes:

1 ovo e clara

1 colher de sobremesa de cacau em pó sem açúcar

2 colheres de sopa de farinha de arroz

1 colher de café de fermento em pó

1 colher de café de açúcar demerara

2 colheres de sobremesa de óleo de coco

Recheio: Pasta de amendoim sem açúcar

Panqueca com Cacau
Panqueca com Cacau. Imagem:divulgação

Modo de Preparo:

Reserve o recheio e misture todos os ingredientes, leve ao fogo baixo em uma frigideira pequena, deixe dourar dos dois lados da panqueca. Coloque o recheio e enrole.

**Deguste moderadamente.

Recomendados para você:

Sobre Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *