Aftas: porque ocorre? como tratar?

A Afta é uma ferida que pode surgir nas partes internas da boca e na parte de fora nos lábios, geralmente é muito dolorosa, costuma ser amarelada e branca rodeadas por uma área vermelha brilhante. Os fatores que contribuem para o seu aparecimento podem ser diversos, dentre eles podemos destacar: período menstrual, alergias a alguns alimentos, mudanças hormonais, estresse emocional, deficiência de ferro no organismo (problemas de anemia no sangue) e a principal delas que é a imunidade baixa.

Alguns cuidados básicos podem auxiliar a diminuir os sintomas que são muito doloridos, dentre estes podemos citar: evitar comer alimentos apimentados e ácidos, usar remédios que acalmam a área dolorida e fazer bochecho com agua com sal que podem evitar o aparecimento das Aftas, pois faz uma boa higiene bucal.

Aftas: porque ocorre? como tratar? (Foto: Divulgação)

Quais são os sintomas das Aftas?

Os sintomas das aftas podem ser variados quando estiver na gengiva perto do dente pode ocasionar formigamento, coceira, ardor, vermelhidão, inchaço acompanhados de uma ou mais bolhas minúsculas, que aparecerem depois de 24 a 48 horas quando iniciarem os sintomas iniciais. Ainda algumas pessoas quando infectadas pelo HSV-1 podem sentir dores de cabeça, náuseas, vômitos, dor de garganta e um inchaço doloroso até abrir as feridas. Às vezes não existe uma razão conhecida pelo aparecimento das Aftas, mas alguns procedimentos odontológicos que se estendem do lábio ocasionalmente podem auxiliar no aparecimento do vírus, pois a borda do mesmo é muito mais propenso no aparecimento da Afta.

Aftas: porque ocorre? como tratar? (Foto: Divulgação)

Quais são as causas do aparecimento das Aftas?

As causas do aparecimento das Aftas podem estar relacionadas a alguns fatores como o estresse, exposição excessiva a luz solar ou má nutrição. Podem se localizar dentro da boca, quando o sistema imunológico fica enfraquecido. Dentre estas causas das Aftas ainda podemos destacar:

Câncer: Quando o paciente está com câncer e fazendo quimioterapia, a imunidade fica baixa, tendo assim uma maior probabilidade de ter Aftas.

HIV/Aids: Este vírus do HIV, que poder levar a doença da Aids, ataca diretamente o sistema imunológico, pacientes podem ter facilidade de contrair a afta, sendo inclusive um dos primeiros sinais da ação do HIV no organismo.

Infecções vaginais: O mesmo fungo que causa o aparecimento das Aftas, também se estende nas infecções vaginais, geralmente é mais comum em mulheres gravidas, que ficam com a imunidade mais baixa, mesmo não sendo perigosas as Aftas devem ser tratadas, para não ocorrer a transmissão para a criança durante o parto.

-Diabetes: Quem possui diabetes não controladas, geralmente possui na salina uma grande quantidade de açúcar que ajuda para o aparecimento do fungo das aftas.

Aftas: porque ocorre? como tratar? (Foto: Divulgação)

Qual tratamento indicado para as Aftas?

Geralmente as Aftas somem sozinhas sem a necessidade de fazer um tratamento especifico, mas quando a dor fica insuportável, podem ser usadas algumas pomadas com anestésico indicados pelos dentistas ou médicos. Outro tratamento que pode ser feito é a laserterapia e o cuidado com a higiene oral.

Em casos mais graves de Aftas gigantes e resistência do organismo ao tratamento de corticosteroides via oral, poderá ser introduzida no tratamento à utilização de abióticos variados.

bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

One thought on “Aftas: porque ocorre? como tratar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *