Alergias: como ocorrem? Como evitar?
Aprenda tudo sobre as alergias, como elas ocorrem, como evitar e muito mais!
Você deve sofrer de uma ou deve conhecer alguém que sofre. As alergias são mais comuns do que você pensa e elas existem por vários motivos. Tem pessoas alérgicas a substâncias, outras a alimentos e aquelas que são alérgicas à pelos. Existe um motivo para ela surgir e várias formas de tratar.

O que são as alergias
A alergia é a resposta do sistema imunológico a certas substâncias estranhas ao nosso organismo, o que acaba gerando uma hipersensibilidade a um estímulo específico. A alergia também pode acontecer através do contato da pele com outros objetos, como pulseiras, óculos, elásticos, esmaltes, entre outros.
A alergia acontece quando uma proteína chamada imunoglobulina identifica uma substância invasora no organismo e reage fixando-se a ela e liberando a histamina – a substância que determina as reações alérgicas.
Quais são os tipos de alergias
Existem vários tipos de alergias e cabe a você ou ao especialista identificar aquele que mais se encaixa em seu caso. Identificar o tipo de alergia é importante para que você possa tomar as devidas precauções e se medicar para que as reações alérgicas não voltem a acontecer.
Dentre todos os tipos de alergias, nós podemos destacar: alergia alimentar que envolve o leite de vaca, ovos, amendoim, soja, peixes, entre outros; alergias da pele; alergias nasais, mais conhecidas como rinite alérgica; alergias respiratórias; alergias oculares, como a conjuntivite alérgica.
A alergia respiratória pode acontecer por diversos fatores: infecções, exercícios físicos mal desenvolvidos, medicações, alimentos, entre outros. Além dessas, você também pode encontrar por aí gente com algumas alergias bem tensas, há pessoas alérgicas a perfumes, ao sol e por aí vai.

O que causa as alergias
As principais causas das alergias são constitucionais e as reações alérgicas geralmente acontecem pela poeira, ácaros, baratas, mofos, pele, pelos de animais, esporos de fungos, polens de flores, picada de insetos, alimentos, medicamentos, exposição ao sol, etc.
Quais são os sintomas de alergia
Há sintomas para cada tipo de alergia. Na rinite alérgica o principal sintoma é o inchaço da mucosa nasal; Já na conjuntivite alérgica, seus olhos ficam vermelhos e você coça a conjuntiva; Na alergia respiratória você sofre de dificuldade para respirar e dispnéia.
Em casos de alergia na pele, podem aparecer erupções como eczema, urticária e dermatite de contato. E não pense que para por aí, a alergia pode atacar qualquer órgão de seu corpo, até mesmo o sistema digestivo.

Como evitar as alergias
A alergia não tem vez em um ambiente limpo e arejado. O ideal é você evitar contato com substâncias estranhas que provoquem uma reação alérgica, como o ar poluído ou cheio de poeira. Principalmente as alergias respiratórias podem agravar se você viver em condições precárias do ar.
Como tratar as alergias
O objetivo do tratamento é diminuir os sintomas e afastar a substância causadora do paciente. Um dos métodos de tratamento é fazer uma nebulização com substâncias que dilatam os brônquios. E cada especialista pode indicar medicamentos sintomáticos dependendo do caso de cada pessoa. Além disso, anti-histamínicos e corticoides podem ser usados por via intramuscular.
Gostaram das informações pessoal?
Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!