Amendoim: quais os benefícios para a saúde?

Afrodisíaco ou calórico? Muitos mitos giram em torno do amendoim, mas pouco se fala dos benefícios que ele traz para a saúde. Saiba agora tudo sobre o amendoim

 

Pode ser tomando aquela cerveja com os amigos ou em alguma sobremesa, o amendoim sempre está presente no nosso cardápio. Mas será que você sabe mesmo o que está ingerindo? O amendoim em grande quantidade pode ser um vilão para nossa saúde, mas em doses moderados pode se tornar um aliado para seu organismo, é como aquele jargão “8 ou 80”. Muitas vezes a fama negativa do amendoim se dá pelo fato de ser muito calórico, uma xícara chega a ter 500 kcal. Mas consumido em doses certas ele irá te ajudar a emagrecer. Incrível, não é? Então descubra esse e mais outros benefícios do amendoim para sua saúde.

 

Saiba um pouco mais sobre o amendoim

amendoim

Uma pesquisa encomendada pela Abicab, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados revelou que incríveis 75% da população brasileira consome amendoim. E mais, para quem não sabia o amendoim é primo do feijão, ou seja, é uma leguminosa. O curioso é que existem diversas formas de consumir, e a maioria das pessoas consomem o amendoim na sua forma cru, torrada ou em doces, como pé de moleque ou paçoca. Já na Bahia é tradição na época junina consumir a leguminosa cozida na panela de pressão.

Benefícios do amendoim

Sem fome: um dos pontos fortes do amendoim é proporcionar saciedade. Se bem mastigado, o cérebro irá entender que você está bem alimentado, além das fibras contidas no amendoim que contribuem para uma lenta digestão, prolongando seu efeito.

Ajuda emagrecer: apesar de calórico o amendoim pode contribuir para o controle do peso. Além de proporcionar saciedade, pesquisas indicam que ele acelera o metabolismo em até 20%.

Coração em dia: os nutrientes do amendoim combatem diretamente o colesterol LDL (ruim), dessa forma mantendo as artérias sempre saudáveis e evitando o risco de doenças cardiovasculares.

Cabeça nas nuvens: o amendoim também possui propriedades que relaxam as artérias aumentando o fluxo sanguíneo e consequentemente diminuindo a pressão arterial. Além disso, a leguminosa possui ômega 3, o grande amigo da saúde cerebral.

Novo em folha: rico em antioxidantes que retardam o processo de envelhecimento

Adeus câimbras: fonte de potássio o amendoim ajuda evitar as temidas câimbras noturnas.

É afrodisíaco sim: o amendoim é rico em zinco, nutriente fundamental para a liberação de hormônios sexuais, mas não vale comer minutos antes. Para funcionar, deve se fazer uso constante do primo do feijão.

Qual a quantidade ideal para consumir?

Sabemos quanto o amendoim é calórico e para aproveitar ao máximo todos os benefícios que apresentamos aqui o ideal é consumir no máximo 30 gramas por dia, mais ou menos uma mão fechada.

Qual jeito de preparo do amendoim traz mais benefícios?

Bom, existem diversas formas de consumir. Indicamos fugir dos amendoins industrializados, principalmente aqueles coloridos ou que possuem uma casca crocante, pois são ricos em sódio e podem piorar questões relacionadas a pressão arterial.

O mais indicado é sua versão torrada e crua, pois preservam todos os nutrientes da leguminosa. Os doces derivados do amendoim podem colocar seus benefícios em risco, principalmente as dietas.

Pra quem gosta de suplementos naturais, já falamos aqui também sobre o somatodrol, sugiro a leitura do artigo.

Existem diversas formas de consumir o amendoim, todas são deliciosas, mas precisam das devidas moderações para não causar malefícios para a saúde. Siga nossas dicas e aproveite ao máximo o que essa maravilhosa leguminosa tem.

Gostou da matéria? Como você consome o amendoim? Conte pra gente ou deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Espero vocês aqui de novo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.