Amigdalite: O que é? Como evitar?
A amigdalite é a inflamação com inchaço nas amígdalas, as amígdalas são uma espécie de gânglios linfáticos localizados na parte lateral da garganta e na parte de trás da boca, elas ajudam a manter as bactérias e outros demais germes longe de locais que possam causar infecções.

Amigdalite pode causar desconfortos
Dor de garganta, voz rouca e muita dificuldade para engolir, é difícil encontrar alguma pessoa que ainda não tenha sofrido pelo menos uma vez na vida com amigdalite, essa inflamação dos gânglios linfáticos presente no fundo da nossa garganta.
As amígdalas agem como se fossem “guardiãs” do corpo, elas tem a função de filtrar os microrganismos indesejados, de produzir células de defesa, mas infelizmente são alvos fáceis de ataque de alguns vírus e bactérias, o que resulta na inflamação. Ocorre principalmente no inverno devido as variações de temperatura.

Sintomas de amigdalite
Existem alguns sintomas característicos da amigdalite, são eles em geral:
* Febre;
* Dificuldade e dor ao engolir;
* Amígdalas inchadas e vermelhas;
* Nódulos linfáticos no pescoço;
* Placas brancas ou amarelas nas amígdalas;
* Dor de cabeça;
* Mau hálito;
* Entre alguns outros sintomas.
Pessoas mais jovens geralmente costumam ter mais chances de apresentar a doença do que pessoas mais velhas, exposições a vírus e bactérias também podem influenciar à amigdalite, principalmente crianças que frequentam creches e escolas.

Recomendações e como evitar a amigdalite
Se você pretende manter distância das dores de garganta e amigdalite precisa tomar alguns cuidados especiais, com algumas dicas simples você conseguirá evitar a amigdalite:
* Evite ambientes com ar condicionado, o ar condicionado é capaz de ressecar as mucosas e diminuir a resistência das nossas amígdalas;
* É importante tomar muito líquido como água, chás e sopas mornas para manter as mucosas hidratar e diminuir o risco de amigdalite;
* Evitar ao máximo compartilhar itens de uso pessoal, como a própria escova de dente e talheres;
* Evitar contato muito direto com pessoas que estejam infectadas, pois a amigdalite pode ser transmitida tanto no período de incubação como durante os primeiros dias da doença;
* Dê preferência para ingerir bebidas sempre mornas, sopas e alimentos mais macios, já que são os alimentos mais tolerados durante as crises;
* Fazer infusões de limão e mel, pois o mel suaviza e o limão ajuda a reduzir o muco;
* Lavar as mãos frequentemente, pois elas são a principal porta de entrada para diversos vírus e bactérias;
* Tente ao máximo evitar o cigarro, pois o cigarro pode acarretar a amigdalite.

O que fazer se já estiver com amigdalite?
Se estiver na fase inicial da amigdalite, alguns hábitos podem curá-la facilmente, dentre os hábitos estão:
* Repouso;
* Fazer gargarejo com água morna e sal várias vezes ao dia;
* Usar pastilhas para reduzir a dor;
* Umidificar o ar para evitar maiores irritações na garganta;
* Beber líquidos leves, de preferência mornos;
* Tomar medicamentos que não precisam de receita para reduzir a dor e a febre, porém com a orientação de um farmacêutico.
É de extrema importância procurar a ajuda e orientação de um médico, que poderá avaliar o quadro e qual a necessidade do tratamento, pois a amigdalite pode levar a complicações mais graves.