BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Anorexia: sintomas, causas e tratamento

A anorexia é uma doença que tem como característica a perda excessiva de peso por conta de uma dieta rígida causada pela distorção de imagem criada por si próprio com base em seu peso, se tornando uma obsessão por aquilo que consome de alimentos. Ela se manifesta com mais frequência na adolescência e entre mulheres que buscam se enquadrar esteticamente nos padrões estabelecidos pela sociedade.

Os primeiros sinais se uma pessoa possui o problema são comportamentais e não físicos, por isso fique atento e se desconfiar que uma pessoa esteja passando por isso, ajude!

Anorexia sintomas

De primeiro momento, a pessoa se priva de realizar suas refeições em público, com a família ou amigos, acreditando que come de forma exagerada ou que consome alimentos que não são saudáveis. Ela passa a fazer exercícios de forma excessiva, as vezes praticando atividades mais de uma vez ao dia, não se importando se esta com dor ou cansada. A pessoa começa a rejeitar  seu peso ideal, indicado para sua altura e idade.

Seguido dessas manifestações comportamentais, ela começa a fazer a utilização de medicamentos diuréticos e laxantes sem indicação médica. Em alguns casos, pessoas ingerem uma grande quantidade de comida e induzem o vômito acreditando estar perdendo calorias.

Anorexia
Anorexia. Imagem:divulgação

As consequências causadas por conta disso são diversas. Um exemplo é a desidratação, no momento em que a pessoa abusa do uso de laxantes, diuréticos ou induz o vomito, ela está perdendo nutrientes importantes presentes em sua alimentação. Porque isso acontece? A partir do momento que começamos a ingerir os alimentos, o organismo começa a absorver os nutrientes necessários para o nosso corpo e eliminar o que não precisamos.

A partir da desidratação causada pela perca destes nutrientes, a pessoa começa a perder o cabelo, a pele se torna mais seca, as unhas frágeis, a disposição em seu dia-a-dia diminui, desenvolve problemas de pressão, amenorreia, arritmia cardíaca, osteoporose e anemia. O isolamento social e o jejum prolongado também são outros sintomas.

Anorexia causas

A busca por um corpo perfeito geralmente buscado por mulheres, é o principal fator. Pessoas que sofreram ao longo dos anos com bullying por causa de seus corpos e aparência, são mais propicias a desenvolver este transtorno.


Anorexia
Anorexia. Imagem:divulgação

Doenças psicológicas como ansiedade, depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, abuso de bebidas alcoólicas, maconha, remédios controlados ou outros tipos de drogas também levam a pessoa a doença.

Anorexia tratamento

A anorexia pode ser tratada e curada. O tratamento para o distúrbio anoréxico é feito a partir de uma dieta elaborada por um nutricionista, afim de recuperar os nutrientes necessários para o corpo e os quilos perdidos, junto de um acompanhamento com o psicólogo. Em casos que a perca de peso ultrapassa os 25% do seu peso ideal, é necessária a internação do paciente para a recuperação.

A obesidade precisa de atenção por cuidados com a saúde, seguido de uma dieta e exercícios orientados por profissionais. Dietas absurdas ou não se alimentar, não vão lhe ajudar em uma vida saudável e perder calorias.

Recomendados para você:

Sobre Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *