Anticoncepcional faz mal? Saiba aqui!
Será que a pílula anticoncepcional faz mal mesmo? Explicamos o que é boato e o que é verdade, saiba agora mesmo!
A quantidade de mitos e verdades que existem sobre o anticoncepcional é inúmera, mas a questão é quais realmente são verdades? Muitos falam que a pílula faz mal, engorda, te deixa mais propenso a doenças, etc. A verdade é que os métodos anticoncepcionais têm seus benefícios, mas como todas as coisas também têm o seu lado mal.
O ideal é você saber identificar qual o melhor para você, todos os seus benefícios e também os malefícios para evitá-los. Hoje você vai tirar todas as suas dúvidas sobre o perigo dos anticoncepcionais.

Os benefícios dos anticoncepcionais
O principal objetivo e benefício do anticoncepcional é evitar a gravidez. A maioria das mulheres toma a pílula com o objetivo de poder se divertir sem se preocupar, além dos outros benefícios que o medicamento oferece. A pílula anticoncepcional é conhecida principalmente por evitar a gravidez, mas também ajuda a diminuir as cólicas, regula a menstruação, diminui os sintomas da TPM e ainda protege contra o câncer de ovário e de endométrio.
Todo esse conjunto convence cada vez mais mulheres de adotarem esse método, mas muitas desconhecem de alguns perigos.

O perigo do anticoncepcional
Mesmo com vários benefícios, o uso de anticoncepcional com hormônio pode aumentar em até 4 vezes o risco da mulher sofrer trombose. Isso pode ser evitado com uma consulta ao médico, o mesmo deverá saber se você apresenta algum fator de risco.
Além disso, o médico também precisa saber de algumas informações para ter certeza de que você pode tomar a pílula. Fatores como ter predisposição genética, alguém na família com doença cardiovascular, ser fumante, sedentária, obesa, diabética ou hipertensa podem lhe impossibilitar de fazer uso do medicamento.
Há ainda efeitos que acontecem porque a pílula não se acostumou com o seu organismo ou ainda não é a ideal para você, nos casos de dor de cabeça, enjoo, ganho de peso e mudanças de humor você deve procurar o médico e lhe pedir outro anticoncepcional.
Alguns mitos e verdades sobre o anticoncepcional
Ao contrário do que muita gente pensa, tomar anticoncepcional por muito tempo sem pausas não causa nenhum efeito ruim, muito menos prejudica a fertilidade da mulher.
E cuidado na hora de tomar antibióticos como rifampicina e amplicina, eles podem diminuir a eficácia da pílula, além de outros medicamentos anticonvulsivos. Na consulta ao médico, informe a ele se fizer uso de algum desses remédios.
O uso de anticoncepcional também pode afetar o seu desejo sexual, o estrogênio presente no anticoncepcional diminui o nível do hormônio masculino em nosso corpo, a testosterona, responsável pela libido.

Os riscos com outros métodos contraceptivos
Além do anticoncepcional, existem outras formas de evitar a gravidez. Os métodos injetáveis são para aquelas pessoas que não conseguem se acostumar com a pílula ou esquecem ela regularmente. O adesivo cutâneo é colado sobre a pele e dura uma semana, ideal para quem enjoa com a pílula. Há também o anel vaginal, ele é colocado no fundo da vagina e permanece no corpo por três semanas.
Independente do modo contraceptivo há riscos de doenças vasculares, mas você deve se cuidar e ir ao médico regularmente para ele avaliar seu caso.
Gostaram das dicas? Se você tomava anticoncepcional apenas para ter a pele e cabelos bons, sugiro que leia o artigo sobre o nova repair ok?
Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!