BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Atividade física ajuda no controle do diabetes?

O diabetes é uma doença comum, infelizmente, devido aos hábitos das pessoas que não são dos melhores. Vários fatores contribuem para a diabetes e, muitas vezes, mesmo a pessoa tendo uma vida saudável, ela acaba desenvolvendo o problema por motivos hereditários. Mesmo que seja uma doença sem cura, é possível levar uma vida normal se você fizer algumas alterações no seu cardápio e também em sua rotina.

O diabetes deve sempre estar controlado e uma das melhores formas de fazer isso é se exercitando. Você sabia que a atividade física ajuda no controle do diabetes? Saiba mais sobre isso a seguir.

Riscos do Diabetes

Se o diabetes não for tratado, ele poderá causar vários problemas na vida do paciente. Se o paciente não mantém seu diabetes controlado, há várias complicações que podem surgir no meio do caminho. Por exemplo, o diabetes pode gerar uma doença renal, principalmente se os níveis de açúcar no sangue ficarem muito altos. Além disso, o diabetes também pode causar problemas nos pés, como danos aos nervos e má circulação. Isso pode gerar dores, formigamentos e até mesmo perda de sensibilidade no pé.

Atividade física ajuda no controle do diabetes
Atividade física ajuda no controle do diabetes. Imagem:divulgação

Além disso, a pele do pé também pode ficar muito seca e isso favorece o surgimento de feridas. A diabetes ainda pode causar problemas nos olhos, como glaucoma e catarata. A melhor forma de evitar todas essas complicações e tendo acompanhamento e mantendo o seu diabetes controlado.

Tratamento do Diabetes

O tratamento adequado dependerá do tipo da doença. Se você tiver até mesmo o pré-diabetes, é possível adotar um tratamento que envolve mudanças em sua alimentação e na sua rotina, o que irá evitar que se torne um diabetes do tipo 2.

Já o diabetes tipo 1 possui um tratamento que tem como intuito manter equilíbrio o nível de açúcar no sangue. Para isso você terá que ter uma alimentação saudável e fazer insulinoterapia. Já o diabetes tipo 2, exige que o paciente siga uma alimentação saudável e com diversos alimentos definidos, além de realizar atividades físicas, ingerir alguns medicamentos e também fazer terapia com insulina. No entanto, às vezes o paciente não precisa usar todos os tratamentos, mas isso só pode ser definido por um médico com conhecimento no assunto.

Como manter o diabetes controlado

Uma das melhores formas de controlar o diabetes é praticar atividades físicas, pois elas ajudam a fazer com que a glicose dos alimentos seja liberada de forma mais lenta no organismo, ou seja, contribuem para o equilíbrio de insulina no sangue e assim o diabetes se mantém controlado.


Atividade física ajuda no controle do diabetes
Atividade física ajuda no controle do diabetes. Imagem:divulgação

Dessa forma, fazer atividades com regularidade em qualquer estágio da doença irá ajudar a manter os níveis de açúcar controlados, além de promover bem-estar. O risco de complicações irá diminuir e você terá uma melhora em sua qualidade de vida. você pode conversar com o seu médico e pedir que lhe indique as melhores atividades para manter o seu diabetes totalmente controlado.

Vivendo com Diabetes

Quem vive com o diabetes possui uma rotina bem diferente e é muito difícil no início, mas as mudanças são necessárias para que você não desenvolva nenhuma complicação e possa ter uma vida o mais normal possível.

As atividades físicas devem ser constantes, preferencialmente diárias. Se alimente corretamente, tentando evitar ao máximo o consumo de doces e açúcar. Além disso, dê preferência a alimentos que diminuem os níveis de açúcar no sangue; existem vários desses por aí. Uma consulta a nutricionista pode te ajudar a construir um cardápio ideal para pessoas diabéticas, e ainda incluir pratos que você goste e que sejam saborosos, de modo que favoreça o seu convívio com a doença.

Recomendados para você:

Sobre Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *