Autoestima: dicas para melhorar a sua!

Muitas pessoas sofrem de problemas com a autoestima. Isso pode acontecer por diversos fatores, tais como a depressão, rejeição, culpa e muito mais. A autoestima nada mais é do que a opinião e o sentimento de cada pessoa por si mesma. Ter autoestima é um dos melhores caminhos para respeitar e amar a si mesmo. Algumas pessoas sofrem com isso por motivos de genética, outras adquirem ao longo da vida, mas o fato é que todos nós devemos nos amar acima de todas as coisas para que possam ter uma vida alegre e saudável.

Autoestima veja como melhorar a sua (Foto: Indicação)
Autoestima veja como melhorar a sua (Foto: Indicação)

O que afeta a autoestima?

Diversas coisas podem afetar sua autoestima e isso também pode variar de pessoa para pessoa. Receber críticas de outras pessoas ou autocríticas pode ser o primeiro passo para diminuir a sua felicidade consigo mesmo. Muitas pessoas acabam levando as críticas como uma forma de crescer, porém outras levam a sério demais e acabam ficando tristes com o que leem. Além disso, outros fatores também podem influenciar, como: sentimento de culpa, abandono, rejeição, carência, frustração, vergonha, inveja, timidez, insegurança, medo, humilhação, raiva, perdas na família e dependência, seja financeira ou familiar.

Tudo isso pode começar a nos atingir logo na infância, quando começamos a perceber o modo como as pessoas nos tratam e como somos vistos pela sociedade. Na infância é a formação do caráter, o que deve ser dado pelos pais, a falta disso pode ser o primeiro passo para um futuro de baixa autoestima.

A baixa autoestima pode trazer vários problemas (Foto: Divulgação)
A baixa autoestima pode trazer vários problemas (Foto: Divulgação)

Como identificar a baixa autoestima?

Não é difícil identificar se alguém tem baixa autoestima, coisas simples do dia a dia podem denunciar quem sofre com essa doença. Algumas características de quem sofrem com baixa autoestima são: insegurança, inadequação, perfeccionismo, dúvidas constantes, incerteza sobre quem ou o que é, depressão, não se permite errar, etc. Tudo isso pode ser notado por familiares ou amigos e quando isto é feito, a melhor coisa é ajudar a pessoa e ter uma boa conversa para analisar as circunstâncias que a levaram ficar daquele jeito.

Autoestima: dicas para elevar a sua! (Foto: Divulgação)
Autoestima: dicas para elevar a sua! (Foto: Divulgação)

Como aumentar a autoestima

Todos nós sabemos que não é fácil sair de uma depressão ou de uma vida triste e monótona, mas para elevar os níveis de sua autoestima e mudar de vida são precisas algumas mudanças. Para aumentar sua autoestima é necessário autoconhecimento sobre si mesmo, gostar de se olhar no espelho e para isso pode ser modificar sua forma física, dar valor ás suas qualidades e não apenas aos defeitos, aprender com os seus erros, tratar a si mesmo com amor, ter diálogos internos, acreditar que merece ser amado, e fazer todos os dias alguma coisa que goste e o deixe feliz.

Essas dicas são essenciais para quem deseja aumentar a sua autoestima e acabar com a vida triste que está levando. Com a autoestima elevada, os seus sentimentos de insegurança e ansiedade acabam diminuindo, você aumenta o seu amor próprio, adquire um maior desempenho profissional e muito mais.

Gostaram das dicas pessoal? Já falamos aqui também sobre a yoga que pode te ajudar na busca de uma melhor auto estima.

Dúvidas e sugestões podem deixar aí nos comentários!

bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

One thought on “Autoestima: dicas para melhorar a sua!

  • em
    Permalink

    Melhorar a autoestima é um desafio para muita gente, principalmente naquelas fases depressivas que passamos as vezes… Mas vale a pena, sem dúvidas!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *