AVC: o que é? por que ocorre?
O AVC é um acidente vascular cerebral ou derrame cerebral, podendo ser definido como um déficit neurológico que atinge a circulação do sangue no cérebro, provocando a redução de oxigênio nas células e a paralisia da área cerebral que foi afetada. O AVC ainda pode ser chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE), termo que inclui as estruturas do sistema nervoso central que se encontram dentro da caixa craniana.

Quais são os principais sintomas do AVC?
Dentre os principais sintomas do AVC podemos destacar:
-Dor de cabeça súbita e intensa;
-Diminuição da força no rosto, perna ou braço de um lado do corpo;
-Sensação de formigamento no rosto, braço e perna;
-Perda súbita de visão;
-Instabilidade, vertigem súbita e intensa;
-Náuseas ou vômitos;
-Alteração aguda da fala;

Quais são os tipos de AVC?
Acidente Vascular Hemorrágico: Os sintomas de alerta são: uma dor de cabeça repentina, náuseas, vômitos, aumento da pressão intracraniana, edema cerebral e déficits neurológicos. Este tipo de AVC ocorre um sangramento local dentro do cérebro por causa do rompimento de alguma artéria ou vaso sanguíneo que se rompe, isto geralmente ocorre quando existe um aumento da pressão arterial, problemas na coagulação no sangue ou traumatismos causado por acidente.
Acidente Vascular Isquêmico: Os sintomas de alerta são: dificuldade de falar, tonturas, formigamento em um dos lados do corpo, alteração de memória, dormência do rosto e membros, perda repentina da força muscular ou visão. Este AVC é mais comum em idosos, que já possuem problemas de saúde como a diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, fumantes ou que tenham problemas vasculares.

Como prevenir o AVC?
O AVC pode ser prevenido adotando hábitos saudáveis dentre eles podemos destacar:
-Para quem é fumante, deve abandonar este vicio, pois o cigarro tem substancias como a nicotina que prejudicam a parede arterial, facilitando a formação de gordura nos vasos da artéria;
-Cuidar da alimentação, evitando comidas gordurosas ou com alta quantidade de sal;
-Praticar algum exercício físico que mais lhe agradar;
-Manter a saúde cardíaca em dia;
-Evitar acumular gordura abdominal, que pode desencadear o aparecimento da hipertensão e diabetes;
-Fazer check up regularmente uma vez por ano;

Quais são os fatores de risco?
Segundo alguns especialistas existem alguns fatores que podem que facilitam o aparecimento do AVC, dentre estão:
–Hipertensão arterial: A média de uma pessoa saudável é de uma pressão de 12/8, quando este aumenta, os vasos sanguíneos do cérebro podem ficar lesionados;
–Colesterol elevado: O alto nível de gordura acaba dificultando a passagem de sangue, aumentando o risco de ter um AVC.
–Anticoncepcional: Quem faz o uso do anticoncepcional pode ter maior chance de ter um derrame;
–Obesidade: Quem está acima do peso pode ter a sua saúde mais debilitada, ocorrendo com mais facilidade problemas de saúde que podem facilitar o aparecimento de um derrame.
–Tabagismo e alcoolismo: Quem fuma e bebe está pedindo para ter um AVC, pois a combinação dos dois traz muitos problemas para a saúde;
–Diabetes: A diabete é o açúcar elevado, se não for tratado pode trazer graves problemas a saúde, incluindo o aumento do risco de ter um AVC.