Azitromicina: o que é? Quais os efeitos?
Conheça tudo sobre a azitromicina, como funciona, efeitos e onde é encontrada.
A azitromicina é um medicamento usado para tratar infecções respiratórias, doenças sexualmente transmissíveis, diarreias e outras doenças infecciosas. Mais especificamente um antibiótico, pertence à classe dos macrolídeos e pode trazer muitos benefícios se você souber usar.
Conheça tudo sobre esse remédio, quais seus efeitos, benefícios e como tomá-lo.

O que é Azitromicina
Derivada da eritromicina, a azitromicina é um antibiótico muito usado entre os médicos devido a sua posologia, que consiste em apenas 1 comprimido diário entre 3 a 5 dias. Por isso, ela se tornou muito útil no tratamento de várias doenças.
Os seus efeitos agem contra diversas bactérias, tornando o antibiótico ótimo para tratar pneumonias, amigdalites, acnes, cólera, otites, diarreias infecciosas, coqueluche, sinusite, uretrites e outras infecções.
Como tomar Azitromicina
Geralmente, ela é tomada em jejum ou em conjunto com a comida, apenas uma vez ao dia. Aqueles tratamentos que durarem mais de 1 dia, é recomendado que você tome o antibiótico nos mesmos horários. Se você acabar esquecendo, tome o comprimido assim mesmo. Outras recomendações relacionadas ao uso podem ser relatadas pelo médico em questão.
Veja agora as doses ideais para algumas infecções:
– Azitromicina para sinusite: 500 mg por dia, durante 3 dias;
– Azitromicina para clamídia: 1000 mg em dose única;
– Azitromicina para pneumonia: 500 mg no primeiro dia e 250 mg nos próximos 4 dias;
– Azitromicina para faringite: 500 mg no primeiro dia e 25 mg nos próximos 4 dias;
Efeitos colaterais
Você não precisa ficar muito preocupado, a Azitromicina é um medicamento muito confiável que apresenta poucos efeitos colaterais, e a maioria deles só aparece em 5 de 10 casos. Os efeitos mais comuns são náuseas, vômitos, cólicas e diarreia e geralmente ocorrem quando você toma mais de 1g por dia.
Ela deve ser evitada em pessoas com problemas hepáticos, pois pode ser tóxica para o fígado. Além disso, pessoas com Miastenia Gravis também não podem fazer uso.
Não há nenhum estudo que comprove os riscos na gravidez, mas ainda assim os médicos recomendam que as futuras mamães não tomem azitromicina, nem durante o aleitamento.
Como encontrar a Azitromicina
Você pode encontrar a azitromicina tanto em seu nome genérico como através de outros nomes comerciais que existem em todo o Brasil. Os nomes mais comuns são: Astro; Azi; Azitrax Gu; Azitrix; Azitrolab; Clindal Az; Selimax Pulso; Zitromax e Zitromil. Na net farma você encontra com bom preço clique e confira:
Gostaram das informações?
lembrando que jamais se deve fazer uso de auto medicação ok? Somente seu médico pode falar o que é bom para o seu corpo.
Já falamos coisas boas aqui sobre suplementos como os goji berries e outros.
Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários