Azitromicina: tudo sobre ela!
A azitromicina é um antibiótico muito conhecido e recomendado por médicos para tratar diversos tipos de problema, pois possui efeitos realmente eficazes e rápidos. A azitromicina surgiu por meio de um antibiótico e atualmente é um dos principais medicamentos para tratar infecções e outros problemas.
Hoje você irá descobrir para que serve esse antibiótico, quais são suas contraindicações, a posologia e muito mais.

Para que serve Azitromicina
A azitromicina pode ser indicada e usada para o tratamento de centenas de infecções. Entretanto, você não deve se medicar sozinho. É fundamental ir ao médico e solicitar uma receita ou a indicação da azitromicina.
A azitromicina pode ser usada para as seguintes infecções: respiratórios e de ouvidos, na pele, nos tecidos moles, genitais e doenças sexualmente transmissíveis. Dentro dessas categorias de infecções, alguns exemplos são: sinusite, faringite, bronquite, pneumonia, rinite, uretrites, clamídia e gonorreia.
A ação da azitromicina é combater as bactérias que são sensíveis ao medicamento, evitando que cresçam e reproduzam. Antes de fazer o uso da azitromicina é fundamental ler a bula e conversar com o médico, mesmo que você se enquadre em uma das situações mencionadas anteriormente.

Contraindicações da Azitromicina
Como todo medicamento a azitromicina também possui contraindicações. Ela não deve ser consumida por pessoas que tenham histórico de reações alérgicas ou hipersensibilidade ao medicamento ou a qualquer outro antibiótico macrolídeo. Se existir a alergia, é fundamental evitar o consumo e conversar com o médico para ele indicar outro medicamento.
Outra contraindicação importante é que a azitromicina não deve ser ingerida por mulheres grávidas e lactantes, salvo em casos de acompanhamento médico.
Efeitos Colaterais da Azitromicina
Como todo antibiótico, a azitromicina pode cortar o efeito do anticoncepcional temporariamente. O seu uso é apenas por alguns dias, por isso é possível que nesse período o seu anticoncepcional não faça efeito. Entretanto, logo que você para de ingerir o antibiótico, o seu anticoncepcional volta à sua eficácia.
Além de tomar cuidado com as contraindicações, também é fundamental estar atento aos possíveis efeitos colaterais do medicamento, como: cólicas, náuseas, diarreia, vômito, sonolência, ansiedade, cansaço, tonturas e mal-estar.

Posologia da Azitromicina
Você encontra em farmácias e drogarias a azitromicina em comprimidos, suspensão oral ou até mesmo injetável. Em geral, o medicamento é usado por três dias, com doses de 500 mg por dia. No caso de crianças a posologia muda de acordo com o peso.
Por isso é que você sempre deve conferir a bula e é ainda mais necessário consultar o médico, pois assim ele dará a dosagem certa de acordo com o problema.
Preço da Azitromicina
Diversos laboratórios produzem a azitromicina, por isso é possível encontra-la com preços variados. Outro fator que influencia é a região e o tipo de medicamento, sendo que os comprimidos podem custar X e a versão injetável Y.
Em média os comprimidos custam ente R$10,00 e R$40,00, lembrando que em promoção você pode encontrar mais barato, ou até mesmo pesquisando na internet. Se optar por comprar online sempre verifique o frete.