Barra de Cereal: como escolher as mais nutritivas?
Práticas, baratas e saborosas: as barras cereais estão cada vez mais famosas. Ideais para pequenos lanches, elas podem ser consumidas com iogurte, leite e outros alimentos. São variadas: enquanto algumas são extremamente saudáveis e indicadas para quem quer emagrecer, outras podem atrapalhar a sua dieta.
Com tantas opções a dúvida é a primeira coisa que surge em sua cabeça: eu posso comer barra de cereal? A resposta é sim, todos podem comer basta escolher a certa. Você vai conhecer um pouco de cara barra de cereal e depois algumas dicas de como escolher a ideal para a ocasião.

Barra de Cereal Convencional
Foram as primeiras barras de cereais a surgirem no mercado, são as mais conhecidas e a maioria delas possui fibras, frutas secas e frutas desidratadas. Na categoria de barras convencionais encontramos as barras integrais e as comuns.
As barras integrais, na maioria das vezes, são saudáveis e ideais para um lanche. Na composição delas podemos encontrar cereais integrais como aveia, arroz, milho, centeio, trigo e cevada. Elas não possuem gordura hidrogenada, açúcar refinado e produtos de origem animal. Você só precisa tomar cuidado com aqueles com cobertura de chocolate e flocos de arroz, geralmente são mais calóricas e ricas em gorduras. Você ainda pode encontrar as barras convencionais em versões light e diet.
Barras de Cereais Energéticas
Esse tipo de barra de cereal é recomendado principalmente para atletas, pois agem como um suplemento energético para as atividades físicas. São facilmente absorvidas e utilizadas pelo organismo. Um pouco diferente das barras convencionais, aonde a energia vem dos flocos de cereais, nas barras energéticas a energia vem de alguns ingredientes específicos como o açaí, o guaraná, o café e a acerola. Esses ingredientes ajudam a estimular o metabolismo basal e dão mais disposição. Além desses preparados com energéticos naturais, há as versões com frutas cristalizadas, açúcar do milho e frutose.
Esse tipo de barra é rica em gorduras, açúcares e são bem calóricas.

Barras de Cereais Proteicas
São indicadas principalmente para os praticantes de atividades físicas intensas, como esportistas ou alguns profissionais. Elas ajudam a suprir a perda de proteínas durante os exercícios, pois cada barra pode conter até 40g de proteína. Comparada com a proteína encontrada no frango e no queijo, as barras 100% vegetais são metabolizadas de forma mais fácil pelo organismo.
As barras mais indicadas nessa categoria são aquelas com proteínas retiradas da soja, você encontra em vários sabores como frutas, amendoim e chocolate.
Barras de Cereais Light e Diet
As barras diet possuem as mesmas propriedades que as barras convencionais, mas com a diferença de serem isentas de açúcar. São menos calóricas que as demais, mas não devem ser usadas para substituir refeições. Esse tipo de barra é indicado para pessoas diabéticas.
As barras light se diferenciam, pois possuem 25% menos de algum ingrediente específico, como gorduras totais, sódio ou carboidratos. Mas não se engane, nem sempre isso pode significar que são menos calóricas. Você precisa verificar a embalagem e todas as quantidades antes de realizar a compra.
Barras de Cereais com Sementes
Essas barras possuem gergelim, quinua, linhaça ou chia. Elas são ricas em ácido graxo mono e poli-insaturados, minerais e vitaminas do complexo B. Todos os nutrientes presentes ajudam em alguma coisa: alguns ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, já outros ajudam contra a fadiga.
Contém poucas calorias e são perfeitas para comer nos lanches. Podem ser consumidas por pessoas que desejam emagrecer e estão em dieta.

Onde comprar mais barato?
Segundo as características de cada uma apresentadas acima, as ideais para quem deseja emagrecer são as barrinhas convencionais ou as barrinhas com sementes. Não são exageradamente calóricas, fazem bem para o corpo e ajudam a saúde. Uma loja com bons preços é a Natue, clique e confira:
Conclusão
Gostaram das dicas pessoal? Já falamos aqui também sobre as propriedades do café verde para quem quer emagrecer, sugiro a leitura do artigo.
Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!