Benefícios que os cães podem trazer a sua saúde

Quem é que não se sente feliz ao chegar em casa, depois de um dia “daqueles”, e ser recebido em clima de festa pelo cachorro? Pois é isso que acontece na vida de quem tem um Cãopanheiro, que sabe exercer muito bem a função de melhor amigo e é muito mais compreensivo do que qualquer ser humano. E essa felicidade que o cachorro traz faz bem à saúde, já que segundo estudos, a sensação enche o cérebro de endorfina, o Hormônio da Felicidade.

 

No entanto, achar que os bichos de estimação apenas trazem mais felicidade à vida do dono é, na verdade, subestimá-los. Os cães, além de ajudarem os donos a serem pessoas mais alegres, também proporcionam inúmeros benefícios à saúde do ser humano. Eles são capazes de ajudar pessoas tímidas, crianças e adultos com autismo, pessoas que sofrem do coração, depressivos, ansiosos, pacientes internados em hospitais e muito mais.

 

Neste artigo, fizemos uma lista baseada neste infográfico, dos principais benefícios dos cachorros para a saúde humana. Quer saber quais são eles? Então veja abaixo!

 

12 Benefícios que os cães podem trazer à sua saúde

 

1) Diminuição do Estresse

1 cachorro diminui stress

É isso mesmo, os cachorro auxiliam a diminuir o estresse, pois estão o tempo todo interagindo com o dono e precisam de atividade física, que também ajuda a produzir hormônios que combatem o estresse e a depressão, além, é claro, de proporcionarem muito carinho ao dono. Lembrando que, segundo a própria ANS (Agência Nacional de Saúde), o estresse é um dos principais transtornos de saúde da atualidade e pode levar o indivíduo a quadros de ansiedade generalizada e depressão grave, entre outros problemas.

 

2) Redução significativa da pressão sanguínea

 

Universidades internacionais e centros de pesquisa já fizeram testes e experimentos que comprovam que a presença de um cachorro em casa é capaz de reduzir de forma significativa a pressão arterial do dono. Assim como o estresse, que inclusive pode aumentar a pressão sanguínea, os problemas de hipertensão e pressão arterial elevada estão entre os mais sérios da atualidade e levam milhares de pessoas a óbito todos os anos.

 

3) Sistema Imunológico de bebês e crianças

cachorro com crianca

Quem tem um bebê ou uma criança que sofre constantemente com alergias e resfriados sabe o transtorno que é ter de lidar com isso e ver os pequenos sofrendo. Mas alguns estudos mostram que você pode combater esse problema tendo um cão em casa. Isso porque os bebês criados em residências onde moram cachorros tendem a ter menos alergias, infecções de ouvido e asma. Porém, para que tenha efeito, é necessário que a criança entre em contato com os cães antes de completar 6 meses de vida.

 

4) Melhora do contato social

 

Os tímidos e introvertidos, em geral, têm muita dificuldade para iniciar uma conversa, participar de festas ou simplesmente interagir com outras pessoas e, nesse caso, os cães também podem ajudar. Isso pode ocorrer de diversas formas, já que o cachorro estimula o dono a ter contato com outras pessoas quando são levados para passear, quando precisam de cuidados ou simplesmente quando alguém se interessa em saber mais sobre o seu bicho de estimação.

contato social cachorro

5) Crianças e Adultos com Autismo

 

Os cães ajudam não apenas as crianças e adultos com Autismo, como também são parceiros para ajudar indivíduos com os mais diversos tipos de deficiência. Diversas clínicas, como o Hospital Pediátrico Nossa Senhora de Lourdes, de São Paulo, já utilizam os cachorros em terapias. Para os Autistas, em especial, o principal auxílio é em relação ao estímulo sensorial através do contato com a pele canina.

 

Confira abaixo as melhores raças de cachorros para conviver com crianças:

 

cachorros para criancas

 

6) Segurança e Autoestima

 

Um estudo realizado em 2002 pela Universidade de Cambridge, que é uma das mais importantes e reconhecidas da Inglaterra e de todo o mundo, comprovou que a maioria dos indivíduos que contam com a companhia de um cão desenvolvem maior segurança e autoestima, de modo geral.

 

7) Combate a depressão

 

Conhecida como “O Mal do Século”, a depressão é um problema de saúde que afeta a vida das pessoas de diversas formas e ter um bicho de estimação pode ajudar nessa! Os cães, além de deixarem os seus donos mais felizes, são verdadeiros companheiros para todas as horas e ajudam a acabar com a solidão, que muitas vezes é o maior problema dos depressivos, principalmente dos que não têm muito contato social.

 

8) Combate o sedentarismo

combate sedentarismo

Ter um cachorro ajuda a eliminar o sedentarismo, que pode ocasionar problemas de saúde sérios como diabetes e obesidade, entre outros, porque o dono do cão terá que, querendo ou não, se exercitar. Isso porque o cachorro precisa de passeios e esses 30 minutinhos fazem toda a diferença na vida de uma pessoa sedentária. A melhor parte é fazer exercícios sem sequer notar isso, enquanto se diverte com o cão.

 

9) Melhora o funcionamento do coração

 

Os donos de cães apresentam melhores níveis de recuperação em relação a ataques cardíacos e infartos, além de taxas menores de mortes por doenças do coração. Outros benefícios, neste aspecto, são: os cachorros também auxiliam a reduzir o colesterol, combatem o estresse, a depressão e a ansiedade, que são fatores que podem acarretar em problemas cardíacos.

 

10) Ajuda a ter ossos mais fortes

 

A atividade de caminhar com o cão é classificada pelos profissionais da área de educação física como uma “atividade de levantamento de peso leve”, que, por sua vez, ajuda o indivíduo a ter ossos mais fortes, além de fortalecer as juntas e os músculos.

 

11) Cães detectam quedas de açúcar no sangue

 

Inúmeras pessoas sofrem com problemas de baixas taxas de glicose no sangue, que é algo que pode levar à pressão baixa e desmaios, entre outros transtornos. Com algum treinamento (e alguns cães até mesmo sem treinamento) os cachorros são capazes de sentir pelo cheiro quando o nível de açúcar do sangue do dono começa a cair e, quando isso ocorre, eles são os primeiros a lembrar que é hora do lanche!

 

12) Cachorros podem detectar câncer

 

Da mesma forma que podem ser treinados para sentir o cheiro de drogas, como a polícia faz, os cães também podem ser treinados para sentir o cheiro de câncer. Em um estudo realizado, um cachorro com o nome de Panda conseguiu detectar de forma correta 33 de 38 ocorrências de câncer.
Quer saber mais sobre cães? Acesse http://www.melhoramigo.dog/ e veja diversas curiosidades sobre os cachorros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.