BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Beterraba – aprenda aqui quais são seus benefícios para a saúde!

Mostramos todos os benefícios que a beterraba, tanto em suco como na salada, podem trazer para sua saúde, confira aqui!

Quando crianças, é comum não gostar de algumas verduras e tubérculos, como a conhecida beterraba.Alguns pais e mães tentam misturar no suco de laranja, ou no feijão, mas é difícil fazer a criança comer. Mas, quando somos adultos, isso costuma passar, principalmente quando conhecemos todos os benefícios que esses legumes nos trazem. Por isso, se você ainda não sabe o valor nutricional que a beterraba pode ter, vamos explicar tudo agora. Vamos lá?

beterraba
Beterraba – veja o bem que ela pode fazer ao seu corpo!

 

O que é a beterraba

Bom, cientificamente falando, a beterraba é uma planta herbácea da família das Quenopodiáceas, por Cronquist, ou das Amarantáceas, pela APG. Ela possui este nome por ser um  derivado do substantivo francês betterave.

Ela é uma planta típica do clima temperado, e tem sua origem na Europa e no norte da África. No começo dos tempos, apenas as folhas da beterraba eram usadas na alimentação. Especula-se que os antigos romanos foram os primeiros a usar a raiz como alimento.

Benefícios da Beterraba para a saude

Existem uma série de estudos e aprofundamentos sobre as propriedades da Beterraba para a nossa Saúde, no que tange aos seus benefícios. Entre eles podemos enumerar:

1-A beterraba é rica em vitamina A, que auxilia o bom funcionamento da visão, vitaminas do complexo B – que são importantes para o sistema imunológico, incluindo o ácido fólico, relacionado à boa formação fetal – e vitamina C, que possui ação antioxidante e atuação benéfica sobre o sistema imunológico.

2- A folha da beterraba é rica em fibras e minerais, mas não deve ser consumida regularmente por quem tem essa dieta alimentar, porqúe o ácido oxálico presente nela dificulta muito a absorção do cálcio.

3- A raiz da beterraba possui um tipo de fitonutriente, denominado proantocianidinas (os mesmos que proporcionam a cor arroxeada), que é rico em capacidades anticancerígenas.

4- Outra propriedade importante é que as beterrabas também ajudam a limpar o fígado. Ele é um dos órgãos mais sobrecarregados no corpo, possui mais de 500 funções, incluindo limpeza das toxinas, remoção do excesso de hormônios e metabolização da gordura.E a beterraba pode ser uma grande ajuda nisso.

5-Rica em nutrientes, ela ocupa lugar de destaque na lista das hortaliças com maior potencial antioxidante.

6- A raiz é rica em vitamina A, que auxilia o bom funcionamento da visão, vitaminas do complexo B, que são importantes para o sistema imunológico e vitamina C

 

Pesquisas anteriores também mostraram que a beterraba aumenta a resistência e pode impulsionar o fornecimento de sangue para áreas vitais do cérebro.bacana não?


a alta concentração de nitratos na beterraba é a responsável pelos benefícios. Em um processo biológico, os sais, presentes em fontes alimentares como beterrabas e vegetais de folhas verdes, são convertidos em óxido nítrico dentro do corpo. O elemento, então, relaxa os vasos sanguíneos e depois os dilata, o que ajuda a melhorar o fluxo do sangue e, consequentemente, reduz a pressão arterial.

Como ingerir a beterraba

As duas formas mais comuns, são o suco e a beterraba cozida. Porém alguams pessoas preferem comê-la crua na salada.

Suco

Se você deseja preparar o suco e aproveitar seus benefícios, basta bater no liquidificador uma beterraba grande descascada e picada com o suco de quatro laranjas, coar e beber em seguida. O suco irá garantir o consumo dos nutrientes da beterraba de forma correta e adequada.No vídeo abaixo, o pessoal do portal saúde explica melhor:

www.youtube.com/watch?v=6vsN8rRPfcs

Beterraba Cozida

Basta seguir o passo a passo:

-Primeiro lave bem as beterrabas até tirar toda a terra, depois corte as pontas e coloque-as na panela de pressão.

-Em seguida, acrescente água até atinja três dedos acima da superfície da beterraba, então feche a panela e coloque em fogo médio e deixe por 20 minutos a partir do momento que a panela pegar pressão.

Pronto, agora é so esperar esfriar e comer!

Conclusão

Bom caros leitores e leitoras, espero que tenham curtido essas dicas e que tenham ficado com vontade de comer beterraba agora hehehe.

Dúvidas e sugestões, podem usar os comentários,ok?

Recomendados para você:

Sobre almy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *