Bicarbonato de sódio: como é usado? O que faz no corpo?
O bicarbonato de sódio pode ser muito útil no nosso dia a dia, pois serve para branquear os dentes, tratar o excesso de ácidos no corpo e também em receitas de bolos e pães. O bicarbonato é um pó branco que quando aquecido acaba o gás carbônico. Muitas pessoas têm dúvidas de como ele pode ser usado, os seus efeitos no corpo e quais as contraindicações. Aqui você vai ficar sabendo sobre tudo isso!

Para que o Bicarbonato de Sódio é usado?
Ele é conhecido, principalmente, por reduzir a acidez do estômago. É usado para tratar a azia, a indigestão e as dores no estômago. Ele age muito rápido no estômago e deve ser usado como um remédio temporário, pois ele ajuda a disfarçar alguns sintomas de problemas mais graves.
Além disso, o bicarbonato pode ser usado para tornar a urina menos ácida, ajudando os rins a colocar para fora o ácido úrico e impedindo o aparecimento de pedras nos rins. O bicarbonato ainda é útil para fazer com que outros medicamentos tenham um efeito melhor, e ainda pode ajudar o seu corpo a se livrar do excesso de medicamentos.

Benefícios do Bicarbonato de Sódio
O bicarbonato é conhecido por ter inúmeros benefícios para o corpo e a saúde. Entre eles nós podemos destacar os dentes mais brancos, pois as substâncias presentes nele ajudam a acabar com as manchas.
Bicarbonato também pode ser usado no caso de queimaduras de pele ou picadas. A recomendação é que você apenas misture um pouco de água e passe por cima da picada ou da ferida. Se tratando da queimadura de pele, a mistura ajuda a diminuir a vermelhidão e o descascamento.
Os benefícios não param por aí: algumas substâncias do bicarbonato ajudam a limpar a cutícula e curam as unhas com fungos, e a droga possui altos níveis de oxigênio por sua alcalinidade, um fator que as células do câncer não suportam.
Efeitos colaterais do Bicarbonato
Os sintomas mais comuns e menos graves são as náuseas, o inchaço e os gases. Caso esses sintomas apareçam e não passem, você deve procurar o seu médico ou tomar um remédio que resolva o problema.
Os sintomas mais graves são inchaços nas mãos, nos tornozelos ou nos pés, ganho de peso, tonturas, dores musculares, alterações mentais, vômitos e fraqueza. Você também deve tomar cuidado para não usar bicarbonato de sódio com grandes doses de cálcio, porque pode acabar surgindo a síndrome leite-álcali.

Indicações para o uso de Bicarbonato
Antes de começar a ingerir bicarbonato você deve fazer uma consulta no médico e informá-lo de qualquer alergia que tenha, pois ele pode conter substâncias inativas que podem causar reações alérgicas. Além disso, pessoas com problema de respiração, insuficiência cardíaca congestiva, doença renal grave, doença hepática grave, níveis elevados de sódio e edema periférico não podem usá-lo.
Onde ele é vendido?
É possível encontrar em qualquer farmácia, como por exemplo a drogaria onofre, clique e confira: Há outros casos que você deve consultar o médico antes de ingerir, como quem tem baixos níveis de cálcio, pressão alta, problemas cardíacos e doença renal.