Bulimia: o que é, como ocorre e seus perigos.
Conheça tudo sobre a bulimia, esse mal que afeta a adolescentes e adultas! Saiba como ocorre, como é o tratamento e muito mais!
A adolescência é a fase mais complicada para os pais e para o adolescente. Fase essa onde o adolescente está desenvolvendo sua personalidade. Só que existem vários fatores que podem influenciar na construção dessa personalidade. A mídia e a sociedade exercem forte influência sobre nós.

Padrões da mídia
As ferramentas de informação utilizam somente a imagem de mulheres exuberantes, extremamente magras. Nas capas das revistas, nas passarelas, acontece o mesmo. E como a personalidade destes jovens ainda não está completamente formada, eles acreditam que somente sendo iguais a essas pessoas serão aceitos e alcançarão a felicidade plena.
E infelizmente muitos jovens cometem várias loucuras para se enquadrarem nesse padrão previamente imposto. Adolescentes têm desenvolvido distúrbios psicológicos cada vez mais cedo. A anorexia e bulimia faz parte de um distúrbio psicológico. Em contra partida o número de obesos é cada vez maior. Por não se enquadrarem, tornam-se jovens inseguros e ansiosos, buscando conforto na comida.

Vamos descobrir hoje o que é bulimia
Bulimia, distúrbio psicológico decorrente da preocupação excessiva com a imagem. É mais frequente meninas adolescentes apresentarem sintomas de bulimia. A bulimia pode se agravar e o paciente pode desenvolver anorexia e depressão.

Como ocorre
O indivíduo, por ficar períodos longos em jejum, quando decide se alimentar acaba perdendo o controle e come excessivamente, em seguida usa métodos compensatórios para minimizar o ganho de peso. Induzir o vômito, fazer uso de laxantes, diuréticos e remédios controlados para emagrecer são os principais artifícios que o bulímico recorre.

Os perigos que a bulimia pode causar a saúde
Devido aos vômitos frequentes ácido gástrico é depositado no esôfago, podendo lesionar permanentemente essa área. O bulímico pode morrer devido aos métodos purgativos há pacientes que chegam a vomitar 15 ou 20 vezes por dia que estimulam a desidratação e perda de eletrólitos.
Constipação
Desidratação
Cáries, inflamações na gengiva
Perda de eletrólitos, principalmente potássio
Hemorroidas
Pancreatite
Inflamação na garganta
Ressecamento da pele
Arritmia cardíaca
Irregularidade ou perda da menstruação
Humor depressivo e variável
Fadiga
Essas são os principais complicações causadas pela bulimia.

Tratamento
Por se tratar de um distúrbio psicológico é necessário o acompanhamento de um psicólogo e psiquiatra.
Por não se aceitarem os jovens diminuem gradativamente suas atividades sociais, tornando-se isolados e depressivos.
Recomenda-se que os pais prestem atenção no comportamento de seus filhos. Se suspeitarem de algo errado, converse com ele, e leve ao um psicólogo. O diagnóstico e o tratamento precoce podem fazer toda a diferença na regressão da doença.
Uma alimentação equilibrada atividade física regular são fatores fundamentais para uma vida saudável. Devemos sempre priorizar a saúde. Temos que nos conscientizar, será que vale a pena pôr em risco a saúde em nome da beleza?
Caso você esteja a cima do peso e necessite emagrecer, com a ajuda de um nutricionista você conseguirá perder peso sem trazer danos ao organismo. Dietas com restrições de grupos alimentares são tão prejudiciais quanto a anorexia e bulimia. Cada alimento tem seu nutriente e vitamina, sendo todos necessários para manutenção do organismo.