Bursite: como ocorre? Como cuidar?
A bursite ocorre perto das articulações onde geralmente são realizados os movimentos mais repetitivos, como os cotovelos, quadril, ombros, joelhos, dedão do pé entre outros. A dor é muito intensa, pois existe uma inflamação da bolsa sinovial, que nada mais é do que uma bolsa cheia de liquido que fica entre a pele, tendão e o osso.

Quais são as causas da bursite?
As causas mais comuns são a repetição de movimentos, causando o desgaste nas articulações e danos a Bursa. A bursite pode aparecer nas seguintes situações:
-Ficar muito tempo sentado;
-Ficar muito tempo ajoelhado;
-Lançar bolas ou para quem pratica a musculação;
-Apoiar os cotovelos por um longo período de tempo;
-Traumas ortopédicos;
-Processos traumatológicos;

Quais são os fatores de risco para contrair a bursite?
O surgimento da bursite pode aparecer em qualquer situação e em qualquer pessoa, mas existem alguns fatores que podem agravar o surgimento dela, dentre eles estão:
-Trabalhos repetitivos ou funções em que é preciso exercer uma atividade que fique pressionando uma articulação especifica, alguns exemplos de profissões como, por exemplo: Pintor, jardineiro, cabeleireiro, manicure entre outros.
-Idade, a bursite é mais comum em pessoas mais velhas.
-Outras condições podem agravar a bursite como: diabetes, gota, artrite reumatoide.

Quais são os sintomas de Bursite?
Entre os sintomas da bursite estão: Inchaço, vermelhidão nas articulações e calor, quando já existe a infecção relacionada à bursite, febre, rigidez e dor ao mover o local na articulação afetada.

Qual o tipo de tratamento de bursite?
Para o tratamento da bursite o repouso e aplicação de gelo no local afetado é uma das primeiras medidas que poderá aliviar a dor, que às vezes é insuportável. Dependendo do caso o tratamento terá que ser com analgésicos e antibióticos ou ainda com fisioterapia para fortalecer os músculos na área afetada. Em casos mais graves a cirurgia poderá ser recomendada com esvaziamento do conteúdo do liquido inflamatório e injeções de corticosteroide na região da Bursa afetada para diminuir a inflamação.
Para fazer um tratamento bem completo o médico deve ser consultado, somente ele poderá indicar o melhor tratamento e a dosagem correta do medicamento para a bursite.

Como podemos prevenir a bursite?
Para prevenir a bursite somente algumas medidas de prevenção bem comuns podem ser tomadas como, por exemplo: Levantar corretamente, para não pressionar o quadril, evitar carregar muito peso acima da cabeça, usar almofadas de joelhos para reduzir a pressão sobre os joelhos, não ficar muito tempo sentado numa posição não muito confortável e tentar não ficar muito tempo fazendo o mesmo movimento. Estas são algumas dicas para evitar que a bursite se instale nas articulações, mas isto não quer dizer que ela não possa aparecer mesmo assim. Cuide-se!
Quais as complicações que a bursite pode ocasionar?
A bursite se não for tratada pode evoluir para problemas graves de saúde, como por exemplo, a bursite crônica e danos aos tendões. O médico deve ser consultado para que não haja automedicação e o tratamento seja feito conforme a gravidade da bursite. Previna-se!