Cafeína: quais os benefícios pro corpo?
Sabemos que uma alimentação balanceada onde não há exclusão de nenhum grupo alimentar é a ideal para manutenção da saúde de nosso organismo, pois a maior parte dos alimentos trazem benefícios para que nosso organismo possa funcionar devidamente. Sendo assim, devemos sempre optar por esse tipo de alimento, alguns alimentos tem apenas calorias vazias, só servem para proporcionar prazer momentâneo, devemos ser conscientes quando consumimos esse tipo de alimento, será que vale a pena ingeri-los?

Hoje descobriremos os benefícios da cafeína
A gordura e o açúcar presentes nos alimentos, podem inibir os benefícios de alguns nutrientes encontrado em alimentos saudáveis, por isso devemos evitá-los ao máximo. Todo e qualquer alimento deve ser consumido moderadamente, mesmo que ele seja benéfico para nossa saúde. Para aquelas pessoas que pensam que o café deve ser ingerido naqueles momentos que precisamos permanecer acordados, mesmo estando sem energia, estão enganados, pois a cafeína possui várias propriedades.

Câncer
A cafeína ajuda a evitar doenças como, câncer de pele, nos proporciona energia, inibe o sono e melhora o humos. A cafeína ainda contribui para a produção de serotonina, dopamina e noradrenalina, atuando sobre nosso organismo como antidepressivo.
Pacientes com diagnóstico de Parkinson, após ingerir cápsulas de cafeína, conseguem controlar seus movimentos. A função pulmonar tem uma melhora relevante em pacientes com asma que consomem cafeína diariamente.
A cafeína é termogênico, ou seja, auxilia na aceleração do metabolismo, portanto colabora para o processo de emagrecimento e sabe aquele energia momentânea que a cafeína nos proporciona? Utilize para fazer aquela caminhada, ou algum tipo de atividade que você tenha interesse.
Pessoas que consomem cafeína diariamente sentem o efeito da cafeína no organismo em níveis mais baixos quando comparadas a pessoas que consomem esporadicamente. Há abstinência da cafeína pode causar irritação, dor de cabeça e outros sintomas.
Indivíduos com problemas cardíacos devem evitar o uso da cafeína , pois ela pode provocar palpitações e outras arritmias cardíacas.
O consumo de cafeína como todo e qualquer alimento deve ser moderado, como há vários alimentos ricos em cafeína, o aconselhável é olhar sempre as embalagens para verificar os índices de cafeína contido no produto para podermos dosá-lo da melhor forma.
Como a cafeína inibi o sono, o ideal é não ingerir no final da tarde, isso pode atrapalhar nosso sono.

Confira alguns alimentos que contém cafeína:
Café, café instantâneo, café expresso, café descafeinado, (nível de cafeína baixo)
Chá mate, chá verde e chá preto.
Coca-Cola
Coca-Cola Zero.
Guaraná Antártica
Guaraná Antártica Zero
Pepsi: de cafeína.
Sprite (nível de cafeína baixo)
Chocolate, a versão amarga contém níveis maiores de cafeína, pois a cafeína e encontrada no cacau.
Bebidas energéticas
Achocolatados
Alguns medicamentos.
Dorflex e Neosaldina por exemplo.
Consumo de cafeína – onde comprar mais barato?
Em algumas regiões do país as pessoas têm o hábito de consumir chá mate, diariamente, mas devemos ficar atento, pois, geralmente o chá mate contêm mais cafeína que o nosso tradicional cafezinho. A quantidade de cafeína, tanto no café como no chá mate, serão definidas de acordo com a água utilizada ao preparar, também a maneira que o produto é fabricado. Sendo assim, lembre-se sempre, todo produto deve ser consumido com moderação!
Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários, até a próxima!