BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Calcule seu peso ideal de forma correta

O cálculo do peso ideal pode ser feito de forma fácil e sem erro até mesmo pela internet, mas poucos sabem como ele funciona. O peso ideal de cada pessoa depende do Índice de Massa Corporal, chamado de IMC. Se uma pessoa possui um IMC muito baixo, significa que ela está abaixo do peso indicado e pode ter que acabar lidando com um problema de saúde se não modificar sua alimentação.

O mesmo é válido para pessoas com um IMC alto demais: geralmente são aquelas acima do peso que precisam ingerir medicamentos e adotar uma rotina totalmente modificada para que possam emagrecer. Veja como calcular o seu peso ideal de forma correta a seguir.

Como é feito o cálculo do IMC?

Há centenas de calculadoras na internet que podem ser usadas caso você não queira fazer o cálculo manual. É possível até mesmo fazer o cálculo em várias delas para conferir o resultado e se certificar de encontrar o peso ideal corretamente. O cálculo do IMC é realizado multiplicando a sua altura por duas vezes, depois dividindo o resultado pelo seu peso.

cálculo do IMC
cálculo do IMC. Imagem:divulgação

Nas calculadoras, portanto, você deve informar a sua altura e o seu peso, logo em seguida clicar em “Calcular”, para que o sistema possa aplicar a fórmula e lhe entregar o resultado. Também é possível fazer manualmente com papel e caneta, se preferir.

Índice de Massa Corporal

Um peso normal é aquele em que o índice está entre 18,5 e 24,9, caso o seu índice seja menor ou maior do que esse percentual, já está fora do ideal. Você estará abaixo do peso caso o seu índice for menor do que 18,4. Se o seu índice estiver entre 25 e 29,9 você está com sobrepeso.

Caso o seu índice esteja entre 30 e 34.9, você está com obesidade no grau I. A partir de então há até a obesidade grau III, atingida quando o índice está acima de 40.

Malefícios de IMC descontrolado

Ter um IMC descontrolado, ou seja, fora do indicado para ter um peso normal, pode causar problemas de saúde. Se você estiver abaixo do peso, pode sofrer com anemia e fraqueza pela falta de nutrientes, portanto é essencial consultar uma nutricionista e começar a se alimentar melhor.

cálculo do IMC
cálculo do IMC. Imagem:divulgação

Por outro lado, se você estiver acima do peso, isso pode gerar problemas graves de saúde, como pressão alta, diabetes e, em alguns casos, até levar à morte. É fundamental consultar o médico e combinar vários tipos de tratamentos para que você possa emagrecer, ter uma vida saudável e conseguir se alimentar corretamente.


Dicas para se manter saudável

Você pode evitar doenças graves e até que o seu IMC evolua para um caso ainda mais descontrolado de obesidade, basta que siga algumas dicas para ter uma rotina de vida saudável e que garanta o seu bem-estar.

Praticar qualquer atividade física já é o suficiente para que você mantenha seus músculos sempre em movimento, evitando assim o sedentarismo. Você pode investir em atividades ao ar livre e complementá-las com algumas atividades de musculação.

cálculo do IMC
cálculo do IMC. Imagem:diulgação

No entanto, não adianta fazer exercícios e se alimentar mal. Você deve apostar em uma alimentação saudável ou pelo menos com uma quantia razoável de calorias, mas sem muitas gorduras ruins. Você pode consultar um profissional para criar um plano alimentar que inclua vários pratos que você goste, sem deixar de ser saudável.

Quanto mais cedo você começar a cuidar da sua saúde, menos problemas terá quando a idade chegar. Mantenha-se sempre dentro do peso ideal e faça consultas regulares com profissionais da saúde como nutricionistas e outros que sejam necessários.

Recomendados para você:

Sobre Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *