BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Câncer de pele – que cuidados tomar para evitá-lo?

O câncer de pele é uma doença que vem crescendo muito atualmente, principalmente em pessoas que se expõem ao sol em excesso e não usam nenhum tipo de proteção. Aos poucos a pele vai sendo agredida pela radiação solar ao ponto de formar o câncer de pele. Mas essa não é a única maneira de contrair a doença, pessoas que já nascem com pré-disposição são mais propensas a desenvolver câncer de pele, entre outros fatores. Vale lembrar que cada vez mais pessoas estão sendo acometidas por essa doença. O que fazer para evita-la?

Câncer de pele - que cuidados tomar para evitá-lo?
Câncer de pele afeta mais pessoas de pele branca

O que é o câncer de pele?

O câncer de pele é uma doença causada por um tumor que se forma nas células da pele que se multiplicam desordenadamente dando origem a neoplasia. O câncer de pele é mais comum em pessoas de pele branca, principalmente aquelas que se queimam com facilidade. Normalmente as lesões aparecem nas áreas da pele que ficam em maior exposição solar como rosto e mãos. Os tipos mais comuns de câncer de pele são:

Carcinoma Basocelular – esse é o tipo mais frequente e menos agressivo e está ligado diretamente a exposição solar excessiva durante anos. O câncer cresce de maneira lenta e pode destruir os tecidos a sua volta e atingem as cartilagens e os ossos;

Carcinoma Espinocelular – esse é o segundo tipo mais comum, se desenvolve rapidamente e também pode disseminar metástases por outros órgãos do corpo humano;

Melanoma – esse é o tipo de câncer mais agressivo espalhando metástases por outros órgãos levando o paciente a morte. Com diagnóstico precoce há grandes chances de cura.

Câncer de pele - que cuidados tomar para evitá-lo?
A proteção é a melhor prevenção

Como evitar o câncer de pele

Para evitar o câncer de pele, uma vez que a sua maior causa é a exposição solar em excesso, é importante observar certos cuidados que são fundamentais como:


– Usar sempre filtro solar principalmente no rosto e nas mãos, que tenha proteção FPS, espalhe de forma gêneros sempre 20 minutos antes da exposição ao sol, o melhor é aquele possui fator superior a 15 ;

– O uso de chapéu ajuda a proteger de maneira mais eficaz e segura, mas devem ser de tecido grosso ;

– A exposição ao sol deve ser evitada entre 10 e 15 horas;

– Se aparecerem manchas na pele procure um dermatologista para que ele possa fazer o diagnóstico e tratar;

– É importante fazer consultas periódicas ao dermatologista para avaliação da pele e se possível tratar com antecedência qualquer problema que possa surgir.

Câncer de pele - que cuidados tomar para evitá-lo?
As visitas ao Dermatologista devem ser periódicas

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *