Caspa: mitos e verdades

A mulherada em geral sabe muito bem o quanto a boa aparência dos cabelos é importante. Afinal, nossas madeixas fazem verdadeiros milagres para a nossa aparência, sendo a moldura do nosso rosto, destacando os pontos fortes e suavizando aquilo que gostaríamos de esconder. Talvez por isso mesmo vivemos investindo em tratamentos que possam deixá-los da forma como sempre sonhamos… o problema é que alguns deles não são tão fáceis de lidar. Esse é o caso da caspa.

Todo problema difícil de resolver acaba sendo repleto de mitos, e entre tantos comentários e receitas sobre o assunto fica difícil saber o que é verdade e o que é pura balela. Se você está tentando livrar seus cabelos dessa praga e sonhando em não ter mais problema com as casquinhas brancas, descubra agora o que é lenda e o que é verdade a respeito da caspa.

O que é caspa?

A caspa é um dos sinais do que chamamos de dermatite seborreica. Trata-se de algo que está errado no processo de descamação da pele do couro cabeludo. O descamamento é algo natural já que a perda de células mortas e nascimento de novas células vivas para substituí-las é permanente, mas pode ser um problema quando os flocos brancos surgem e começam a transformar a ideia de usar roupas escuras em um pesadelo.

Esses flocos, que são a mistura da pele com as células mortas são o maior indício da dermatite seborréica, que ocorre quando as glândulas sebáceas – responsáveis por produzir o sebo que lubrifica o couro cabeludo – produzem gordura em excesso. Essa gordura fica acumulada nos fios, inflamando o couro cabeludo e deixando além dos flocos brancos a coceira e vermelhidão. Ou seja, ela é uma espécie de eliminação em massa de células mortas acontecendo em um período de tempo menor que o normal.

Mitos e verdades sobre a caspa:

caspa-mitos-e-verdades-002

Agora é hora de separar o joio do trigo e entender de uma vez por todas do que estamos falando aqui:

Caspa é contagiosa

Mito: A caspa não é contagiosa. Ninguém pode pegar ou transmití-la já que o seu surgimento depende de predisposição individual associado a outros fatores ambientais. Portanto não é necessário manter a distância de alguém devido a isso.

Só os homens tem caspa

Mito: Para você ter uma ideia, no Brasil 42% da população masculina afirmaram ter problemas com a caspa e 39% das mulheres confirmaram ter as mesmas dificuldades. Não há nenhuma comprovação também a respeito dos homens terem mais tendência a caspa do que as mulheres.

Caspa tem cura:

Mito: Caspa não tem cura. Isso é desanimador mas a boa notícia é que ela pode ser controlada. Já o tratamento para ela vai depender de qual a gravidade. Casos leves podem ser tratados com o uso de produtos anti-caspa enquanto os mais graves podem exigir um tratamento sob orientação de um dermatologista. Como acabar com a caspa é algo que todos que sofrem disso procuram. Seja qual for, o tratamento correto pode fazer com que a caspa fique anos sem aparecer.

Receitas caseiras podem resolver o problema da caspa?

Mito: Nem pensar. Receitas caseiras podem até mesmo piorar o problema. Não existe nenhuma evidência científica de quem alguma delas funcione portanto é perda de tempo apelar para isso.

Lavar o cabelo todos os dias ajuda no tratamento da caspa

caspa-mitos-e-verdades-003

Verdade: A causa da caspa não é muito clara, porém o excesso de oleosidade nos cabelos certamente pode agravar a caspa assim como alterações hormonais, mudanças no clima e temperatura. Lavar o cabelo todos os dias pode ajudar no sentido de remover o excesso da oleosidade e também os elementos poluidores que estão presentes no nosso dia-a-dia. Porém há alguns requisitos ao lavar as madeixas: nada de água quente. Dê preferência a água fria ou morna. De qualquer modo, caso não se sinta confortável, não é necessário lavar os fios todos os dias, mas sim quando perceber que a oleosidade está começando a se manifestar.

A caspa aparece por causa da má higiene?

Mito: Ter má higiene ou simplesmente lavar o cabelo somente muito de vez em quando não é um fator que condiciona o aparecimento da caspa. Mas ela pode agravar o problema já que o sebo produzido pelas glândulas sebáceas ficará acumulado por mais tempo.

A caspa pode ser desencadeada por estresse?

Verdade: O aparecimento da caspa é determinado tanto por uma tendência genética quanto por fatores ambientais, e o estresse é um deles. Para um controle eficaz do problema uma das indicações é reduzir os fatores ambientais com poderes de desencadear a caspa, portanto reduzir o nível de estresse é uma boa.

A caspa pode ser tratada somente com produtos anticaspa

caspa-mitos-e-verdades-004

Depende: O tratamento eficaz da caspa depende da gravidade do problema. Caso seja leve, ela é perfeitamente tratável com o uso regular de shampoos e condicionadores. Já se for um caso mais grave, dependerá do aval de um dermatologista para encontrar algo adequado.

Quem tem cabelo oleoso tem mais propensão a apresentar caspa

Verdade: Se um dos fatores capazes de propiciar o desencadeamento da caspa – além dos fatores genéticos – é o excesso do sebo produzido pelas glândulas sebáceas – o cabelo oleoso naturalmente deve aumentar maior incidência do problema. Já quem tem o cabelo seco pode apresentar mais descamação do couro cabeludo, porém não a caspa.

Alimentação influencia no aparecimento da caspa.

Verdade: Aliada a herança genética, a alimentação é um dos fatores que podem influenciar o desencadeamento da caspa. Alimentos que contenham muito açúcar proporcionam mais estímulo a oleosidade enquanto a deficiência nos níveis de zinco estão associadas a tendências maiores a apresentação de dermatite seborreica.

Bom pessoal, espero que tenham curtido as informações ok?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *