BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Catarata: fique atento aos sintomas!

Quando a lente natural do nosso olho, denominada cristalino, fica opaca nos deparamos com uma catarata. Pessoas com catarata possuem uma visão nublada, como se enxergassem tudo embaçado. A catarata, portanto, pode tornar difícil executar tarefas diárias, como leituras, enxergar nitidamente o rosto de pessoas ou até mesmo a TV, assim como dirigir.

Grande parte das cataratas são desenvolvidas lentamente e não se manifestam no início, permitindo que você enxergue normalmente. No entanto, ao longo dos anos, ela começa a surgir e prejudicar a sua visão. De início, o uso de óculos pode ajudar com o problema, mas se a catarata começar a interferir no seu dia a dia, é indicado optar pela cirurgia. Conheça a seguir os tipos e sintomas da catarata.

Catarata: fique atento aos sintomas! (Foto: Divulgação)

Tipos de cataratas

Existem 5 tipos de cataratas. O primeiro deles é a catarata senil, que possui relação com a idade e acomete principalmente pessoas mais velhas. A catarata senil ainda é dividida em três categorias: catarata nuclear, torna o núcleo do olho turvo ou opaco; catarata cortical, aparece principalmente nas extremidades do núcleo; catarata subcapsular, se forma mais rápido do que os outros tipos e acomete a parte de trás da lente.

Outro tipo é a catarata congênita, presente desde o nascimento ou que surge durante o primeiro ano de vida. Nem sempre há sintomas e pode ser removida desde cedo se interferir na visão do bebê. Ela pode ser desenvolvida se a mão do bebê tiver problemas com álcool e drogas. Há ainda a catarata secundária, que é aquela causada por outras doenças ou remédios; por exemplo, a catarata pode ser causada pelo glaucoma ou pela diabetes. Já a catarata traumática pode surgir após uma lesão no olho; e por último, a catarata de radiação, que surge depois que o indivíduo passou por um tratamento que envolve a radiação.

Catarata: fique atento aos sintomas! (Foto: Divulgação)

Principais sintomas da catarata

É importante ressaltar que não são todos os tipos de cataratas que interferem nas atividades diárias. Mas quando isso ocorre, os principais sintomas são os seguintes: visão nublada ou nebulosa, visão com brilho de lâmpadas, visão dupla, dificuldade de dirigir à noite, entre outros.


No caso de bebês e crianças, os pais precisam ficar atentos a alguns sintomas e sinais. Como, por exemplo, uma criança que não encontra pequenos objetos enquanto está engatinhando, ou então quando a criança protege os olhos quando está sob a luz solar. Estrabismo também pode ser um sinal de catarata.

Catarata: fique atento aos sintomas! (Foto: Divulgação)

Tratamento da Catarata

O tratamento mais eficaz e seguro para a catarata é a cirurgia. Esse procedimento consiste em remover a lente turva do olho, podendo substituir essa lente por uma artificial, ou por óculos e lentes de contato.

Atualmente com os primeiros sintomas o paciente já é encaminhado para a cirurgia, pois quando antes tratar, melhor. É necessário ressaltar ainda que muitas pessoas com catarata optam por não fazer a cirurgia, e conseguem viver com o auxílio de óculos e lentes de contato. É sempre fundamental consultar o seu especialista para que ele lhe avalie e lhe dê as melhores opções.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *