Cegueira noturna: por que ocorre? tem cura?
A cegueira noturna também conhecida como nictalopia é um tipo de comprometimento da visão durante a noite ou em ambientes com pouca iluminação. O termo “cegueira noturna” não significa que a pessoa perca totalmente a visão, o que ocorre é uma dificuldade maior enxergar ou dirigir a noite.

Qual é a causa da “cegueira noturna”?
A cegueira noturna pode surgir através de doenças já existentes nos olhos como: Miopia (visão borrada), Catarata, retinite pigmentosa (pigmento escuro se acumula na retina) e síndrome de Usher (uma doença genética que afeta a visão e a audição).
Sendo comum a cegueira noturna em pessoas que tenham a deficiência de vitamina A, no organismo ou a chamada retinol que exerce funções na transformação de impulsos nervosos em imagens na retina região sensível á luz na parte de trás do olho. Sendo isto comum em pessoas com doenças hepáticas ou do e pacientes com altos níveis de glicose no sangue ou diabetes.

Quais são os sintomas da cegueira noturna?
O sintoma da cegueira noturna é a dificuldade de enxergar durante a noite. A dificuldade desta pessoa é passar de um ambiente claro para um local com pouca luz, sendo muito difícil dirigir durante a noite, por causa do brilho dos faróis ligados dos carros e da iluminação da rua.
Existem vários tipos e sintomas de cegueira noturna alguns podem ser tratados e outros não. É preciso consultar um médico especialista para determinar qual a causa do problema de visão na qual o paciente esteja encaixado..

Qual o tratamento para a cegueira noturna?
Para o tratamento da cegueira noturna é aconselhável que seja procurado um oftalmologista para avaliar de onde está surgindo o problema, pois pode ser várias as suas causas.
O paciente poderá ser orientado a fazer um exame de sangue para avaliar os níveis de vitamina A e glicose, sendo assim o médico tratará deste problema de saúde para que a cegueira noturna seja amenizada.
Para quem sofre com a cegueira noturna causada por doenças genéticas como a retinite pigmentosa não existem tratamentos disponíveis, pois o defeito genético que faz a pigmentação se acumular na retina não responde a lentes corretivas ou cirurgia. Pessoas que sofrem desse tipo de cegueira noturna devem evitar dirigir durante a noite.
A cegueira noturna causada por miopia ou cataratas, poderá ser tratada conforme a prescrição do oftalmologista com lentes corretivas, como óculos ou lentes de contato, que auxiliarão na visão da pessoa durante a noite.
No caso da catarata onde a retina fica embaraçada ainda poderá ser feita uma cirurgia, onde o cirurgião substituirá a retina por uma lente artificial clara, assim a cegueira noturna poderá melhorar consideravelmente depois da cirurgia.
Para quem tiver com os níveis de vitamina A baixos, o médico poderá prescrever suplementos com vitaminas. Sendo também importante consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais antioxidantes que ajudam na prevenção da cegueira noturna como: Melão, batata-doce, cenoura, abóbora-cheirosa, manga, espinafre, couve, leite e ovos que são ricos na vitamina A.