BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Chá de almeirão: benefícios e efeitos

Conheça tudo sobre o Almeirão e como ele pode ajudar sua saúde. Veja seus benefícios e tudo de bom que ele tem!

O almeirão, que também é conhecido como chicória amarga é uma hortaliça com muitos nutrientes bons para nós. Ele é fonte de vitamina A, C e do complexo B, também contém ferro, fósforo e cálcio. Ele é usado até em vários pratos de restaurantes.

Ele pode ser consumido de várias formas, cozido, cru, em comidas e em forma de chá. Ele contém pouquíssimas calorias e é um alimento antioxidante, que ajuda a prevenir o envelhecimento.

As folhas de almeirão também são usadas para curar alguns tipos de doenças. Ele também é diurético, laxativo e pode ser usado como um medicamento se indicado por especialistas.

Benefícios do Almeirão

Chá de almeirão: benefícios e efeitos (Foto: Divulgação)
Chá de almeirão: benefícios e efeitos (Foto: Divulgação)

* Pode ser usado em várias refeições e é muito saudável;

* É analgésico, antioxidante, laxante e vermífugo;

* Ele combate os radicais livres, diminui o risco de algumas doenças e age contra o envelhecimento precoce;

* Contém fibras que ajudam no aumento de saciedade, na liberação de toxinas e no bom funcionamento do intestino;

* É recomendando para tratar problemas no fígado, vesícula, gastroenterite, icterícia, problemas renais, entre outros.

* Abre o apetite e melhora a digestão.

Dicas para consumir

O almeirão tem um gosto muito amargo que pode não lhe agradar. Para tentar amenizar esse problema, você pode lavar as folhas, cortá-las e depois lavar de novo com água fria. Isso pode ajudar a amenizar o gosto ruim.

O chá pode ser ingerido logo no café da manhã ou à noite antes de dormir. Ele pode ser tomado sem receita médica, afinal só há benefícios para nós. Você lave bem suas folhas para que não reste nenhuma bactéria que possa te prejudicar. O chá de almeirão pode ser consumido por todas as idades.

Os únicos efeitos colaterais que se tem conhecimento são de alergia e dermatite. Os testes foram realizados em um rato fêmea.

Almeirão, o grande amigo da nossa saúde

Chá de almeirão: benefícios e efeitos (Foto: Divulgação)
Chá de almeirão: benefícios e efeitos (Foto: Divulgação)

Mesmo com esse efeito colateral, digamos um pouco chato, ele é muito recomendando para a saúde. Até porque só existe esse teste e as alergias podem variar de cada pessoa.


Consuma ele sempre que puder, caso tenha algum medo, vá ao seu médico e tire todas as suas dúvidas com ele. Tenho certeza que ele esclarecerá todas elas e irá te indicar o melhor tipo de ingestão do almeirão.

Ele tem uso medicinal então não tem porque ter medo, também com todos esses benefícios apresentados você pode usar sem problemas. Ele contém propriedades como vitaminas, fibras e outras que são essenciais para mantermos a boa saúde de nosso corpo.

Outras receitas com o almeirão

Além de chás, muitas outras receitas podem ser feitas com ele. Algumas saladas deixam a sua refeição com ainda mais nutrientes bons. Ele também pode ser adicionado em arroz e em outros alimentos. Veja abaixo uma receita de salada de almeirão:

Ingredientes:

– 2 xícaras de almeirão lavado e picado;

– 1 xícara de couve lavada e picada;

– 6 fatias de peito de peru;

– 9 ovos de codorna em conserva;

– 2 tomates secos em conserva;

– Algum molho de sua preferência ou sal, azeite ou limão;

Pegue um prato grande que não seja fundo e espalhe o almeirão. Corte as fatias do peito de peru no meio, enrole-as e coloque sobre o almeirão, deixando o formato de um círculo. No meio das fatias, coloque a couve picada e os tomates. Os ovos de codorna você coloca nos lados do prato em cima do almeirão. Coloque o molho que você escolheu e está pronto!

Essa salada rende 4 porções e pode ser feito em apenas 15 minutos. É uma receita simples, fácil e muito deliciosa, além de trazer apenas benefícios para a saúde.

Gostaram das dicas? Já falamos aqui tambem sobre suplementos alimentares várias vezes, como por exemplo o somatodrol, sugiro aleitura do artigo.

Recomendados para você:

Sobre bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Um comentário

  1. Olá, gostei do artigo a respeito do almeirao. Mas tenho uma dúvida: na foto que voce postou, nao me parece ser o almeirao que eu conheço desde criança…voce tem certeza que aquelas flores sao realmente de almeirao?
    Agradeço o esclarecimento. Boas festas..!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *