Chá do santo daime: conheça seus perigos

Chá do santo daime causa polêmica, entenda o por que e os perigos do seu uso

O chá de Santo Daime também é conhecido como ayahuasca. Atualmente o seu uso entrou em uma grande polemica, pois dentro da religião é usado para fins terapêuticos há muitos séculos pela cultura indígena da Amazônia, mas o seu uso vem sendo discutido pela área científica, que está tratando o Chá de Santo Daime como uma “droga”, que pode ter os mesmos efeitos e causar dependência. Como estamos falando de uma cultura muito antiga as controversas estão em aberto de um lado a religião e de outro a ciência.

Chá do santo daime: conheça seus perigoso (Foto: Divulgação)

O que é o Chá de Santo Daime?

O Chá de Santo Daime é uma mistura de ervas capaz de induzir estados de consciência incomuns, sendo assim uma bebida psicoativa, o seu efeito pode ter a duração de 4 a 8 horas após a ingestão. A origem deste chá é Amazônico, estima-se que vêm sendo usado, por cerca de cinco mil anos. Geralmente o seu consumo é mais intenso pelas tribos indígenas, xamas ou curandeiros, que se utilizam desta bebida para entrar em contato com a natureza ou o lado espiritual.

Chá do santo daime: conheça seus perigoso (Foto: Divulgação)

Quais são os outros nomes que são dados ao Chá?

O Chá de Santo Daime é conhecido com outros nomes dependendo da região e comunidade em que for utilizado dentre eles podemos destacar: ayahuasca, Luz, vegetal e Daime. Este Chá também é utilizado em outros Países como Peru, Equador, Colômbia, Bolívia, Estados Unidos, Austrália e no Brasil em mais 72 diferentes tribos indígenas isto somente na Amazônia.

Chá do santo daime: conheça seus perigoso (Foto: Divulgação)

Quais são os efeitos do consumo do Chá de Santo Daime?

O consumo do Chá induz a um transe com alucinações. O seu efeito no corpo ocorre o aumento da frequência respiratória, dilatação das pupilas, visões paranormais, aumento da pressão arterial ou queda, tremores, aumento súbito de frio ou calor, diminuição da fome, aumento da empatia, entre outros. Devido a um ingrediente presente no chá o “harminia”, ainda possui uma ação afrodisíaca, aumentando o vigor e o desejo sexual em seus consumidores.

Chá do santo daime: conheça seus perigoso (Foto: Divulgação)

Quais os problemas que o seu uso pode trazer a saúde?

Foi constatado em pesquisas que o uso do Chá de Santo Daime possui algumas substancias negativas que podem ser comparadas a outras drogas como cocaína, sedativos, anfetamina, solventes e opiaceos. O seu consumo ao longo do tempo pode trazer distúrbios alterações neuropsicológicas, incidência de psicopatologias, transtornos psiquiátricos e problemas tipicamente causados por drogas de abuso (dependência).

Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais após o seu uso como: diarreias, vômitos e náuseas. Segundo os médicos o seu efeito negativo sobre o corpo vai depender de cada caso, o histórico familiar, pode contribuir para ter uma área mais afetada do cérebro, sendo uma questão de vulnerabilidade. Mas o que se sabe que este Chá de Santo Daime tem um poder sobre a mente, que deve ser devidamente cuidado, por isto a luta pela junta de cientistas que discordam do seu consumo, será difícil despertar a consciência de quem o usa, pois esta enraizada na cultura, desta forma sempre haverá opiniões diversas.

bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

One thought on “Chá do santo daime: conheça seus perigos

  • em
    Permalink

    De acordo com que pesquisas? Cadê a fonte? Qual a metodologia da pesquisa? Que ano ela foi feita? Já parou pra estudar a bibliografia contrária a sua crença cultural? Existe diversos estudos comprovando os efeitos POSITIVOS, mas, agindo de me fé, você faz um tópico contendo desinformação sobre o daime.
    Tu não pode ficar escrevendo de tudo um pouco. Seja uma jornalista séria, aprenda a aprofundar no tema antes de critica-lo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.