Cirurgia plástica estética e reparadora

Entrevista sobre com Dr. Guilherme Fritsch Nunes (Por Lizi Ricco)

 

Nesta entrevista o cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) Dr. Guilherme Augusto Fritsch Nunes responde algumas dúvidas comuns sobre cirurgia estética e reparadora, salientando a importância da procura por membros da SBCP para melhores resultados e cirurgias mais seguras.

guilherme nunes

O que realmente caracteriza ou define uma cirurgia estética?

Dr. Nunes: A cirurgia plástica como especialidade compreende o grupo das cirurgias reparadoras e o grupo das cirurgias estéticas. Quando buscamos prioritariamente o restabelecimento da harmonia facial ou corporal sem haver necessidade de restabelecimento funcional do membro podemos chamar de cirurgia estética. Nelas, o paciente apresenta-se invariavelmente saudável de um modo geral. Porém, o paciente apresenta-se insatisfeito com a aparência, o que gera comorbidades como a baixa autoestima. Procura-nos então com o intuito de atingir um aperfeiçoamento dos contornos faciais e corporais e resgatar uma segurança em si e em seu corpo até então perdidas. São exemplos de cirurgia estética: cirurgias de aumento mamário com prótese de silicone, cirurgias de aperfeiçoamento do contorno corporal como a lipoaspiração, rinoplastias, cirurgia de lifting facial, etc.

 

Existe uma idade mínima para realização de uma cirurgia estética? Meninas jovens (15 a 21 anos) podem fazer mamoplastia de aumento sem consequências negativas ou riscos? 

Dr. Nunes: Tecnicamente a cirurgia mamária é permitida a partir de um período de aproximadamente quatro anos após a primeira menstruação (menarca). Como há uma significativa variabilidade do desenvolvimento corporal entre diferentes meninas, é difícil estabelecer uma data precoce padrão para realizarmos a cirurgia, sendo fundamental a avaliação de cada caso pelo cirurgião. De um modo geral para aumento mamário com prótese costuma-se aguardar até os 18 anos.

 

Cada tipo de cirurgia tem um tempo de preparação (exames, avaliações, pré-requisitos) anterior ao procedimento em si? Existem diferentes etapas para o paciente chegar à execução de uma lipoaspiração e a uma rinoplastia, por exemplo? O que é exigido previamente?

cirurgia plastica

Dr. Nunes: Bom, existe sim um protocolo pré-operatório para cada cirurgia, e é fundamental respeitarmos com paciência esse período. Então avaliamos as condições físicas e emocionais de cada paciente, assim como o melhor momento para realizarmos o procedimento. Na grande maioria das vezes tratamos de exames simples e de um curto período preparatório.

 

Faz parte deste processo o exame físico que determinará a técnica a ser utilizada e a eventual necessidade de perda de peso previamente ao procedimento, por exemplo. Os exames clínicos de coagulação sanguínea, radiografia de pulmão e eletrocardiograma são exames comuns a todas as cirurgias. Acrescentamos exames conforme a necessidade de cada caso: mamografia no caso das mamoplastias, ultrassonografia abdominal para as abdominoplastias e lipoaspirações e tomografia craniofacial no caso da rinoplastia são exemplos.

De modo geral, o que o paciente precisa saber antes de realizar um procedimento cirúrgico estético?

Dr. Nunes: O mais importante é trabalharmos com o paciente as suas expectativas e esclarecermos quais são os resultados esperados, quais os resultados impossíveis de atingir, assim como, quais as intercorrências de cada procedimento. Gosto de mostrar aos meus pacientes o momento importante ao qual está se encaminhando e quais serão os cuidados fundamentais que deverá adotar para ajudar a melhorar nossos resultados. Pacientes bem informados e bem educados por um cirurgião atento e cuidadoso está muito mais próximo do resultado estético desejado do que aqueles operados sem a preocupação do esclarecimento e do preparo psicológico para enfrentar o procedimento.

 

Fonte: Parte da entrevista publicada originalmente na Revista Eléve, edição 20/2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *