Cistite: por que ocorre? Qual o tratamento?
Saina tudo sobre a Cistete, os sintomas, e como ela é tratada.
Cistite é uma inflação na bexiga causada por uma bactéria ou fungo na bexiga. É mais comum em mulheres do que em homens, pois a uretra é mais longa e o orifício por onde passa a urina fica mais protegido dos germes que ficam alojados em volta do ânus. A defesa do organismo contra a cistite é o fluxo de urina, por isto a importância de se tomar muito liquido e não ficar prendendo muito tempo a urina.

Quais os sintomas da cistite?
Os sintomas da cistite geralmente são: febre, vontade de urinar a toda hora em pequenas quantidades, sensação de queimação ao urinar, sangue na urina, urina escura com cheiro forte, desconforto na região pélvica e uma sensação de pressão no abdômen inferior.
As crianças que fazem xixi na calça podem apresentar um sinal de infecção, a procura de um médico será necessária.
Em alguns casos as mulheres podem estar com cistite e não apresentar nenhum dos sintomas citados acima.
O médico deverá ser procurado imediatamente se os sintomas forem mais intensos como: febre alta e calafrios, dores nas costas ou de lado, sangue na urina e náuseas e vomito.

Quais as causas da cistite?
As causas das cistites podem variar sendo cistite bacteriana, infecções unitárias hospitalares e cistite não infecciosa.
A cistite bacteriana ocorre quando as bactérias que se localizam na região perineal conseguem penetrar pela uretra e se multiplicar na bexiga. Geralmente ocorrem em mulheres um fator de risco para ocorrência da cistite é a atividade sexual.
As infecções urinárias hospitalares também são comuns, para aqueles pacientes que se encontram hospitalizados e usando o cateter vesical, sendo comum o seu uso após os procedimentos cirúrgicos ou exames, assim ficam mais expostos às infecções urinárias.

Como prevenir a cistite?
A prevenção da cistite pode se basear em tomar muito liquido e ir com frequência ao banheiro, o que ajuda para que o fluxo grande de urina não deixe que as bactérias ou fungos penetrem na bexiga, está é a forma de defesa do organismo contra a cistite.
Para as mulheres sexualmente ativas a prevenção contra a cistite é o uso de preservativos.
Como é diagnosticada a cistite?
Quando sentir qualquer dos sintomas da cistite procure um médico assim que possível, para não agravar a doença, pois ela pode provocar infecções mais graves, para avaliar se os sintomas que esta sentindo são da cistite é feito um exame de urina, cistoscopia ou raio-X ou ultrassonografia.
Toda a avaliação previa é importante para que o paciente possa ser medicado com a medicação correta para cada caso da cistite.

Qual é o tratamento para cistite?
Além da recomendação do médico que será beber muito liquido e urinar com frequência para limpar a bexiga, será receitado antibiótico para o tratamento da infecção urinaria. Para quem tem cistite hospitalar o tratamento é mais complexo, pois as bactérias encontradas no hospital são mais resistentes é provável que o paciente tenha que tomar diferentes tipos de antibióticos.