BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Com Quantos Anos a Menstruação Começa Falhar?

A mulher já nasce com os folículos contados dentro do útero, a cada menstruação um deles é eliminado. Quando a menstruação da mulher começa a falhar, as preocupações começam junto, não sabe em que fase está se no climatério, na menopausa ou na pré-menopausa, ou perimenopausa, como também é conhecido esse período. 

Para entender melhor sobre a menopausa veja o artigo que preparamos para você

Quantos Anos a Menstruação Começa Falhar. Imagem: divulgação

Com quantos anos a menstruação começa falhar?

 A menstruação tem um período diferente para cada mulher, algumas entram na menopausa mais cedo, outras mais tarde, a única certeza é que todas entram na menopausa. O normal é que a menstruação comece a falhar quando a mulher está entre os 45 e 50 anos, mas pode ocorrer aos 35 anos, que é considerado menopausa precoce.

A mulher deve procurar o médico para fazer o diagnóstico certo, pois a menopausa só é caracterizada depois que a mulher ficar 12 meses consecutivos sem menstruar.

Os sintomas da menopausa aparecem bem antes dela se caracterizar, é nesse período que a mulher sofre mais. Veja os sintomas da menopausa para que você possa identificar melhor a condição.

Menopausa Sintomas

A menopausa traz inúmeros sintomas, a maioria das mulheres apresentam os mesmos, são poucas que passam pela menopausa sem sentir nada. Geralmente os sintomas aparecem com mais ou menos intensidade, vai depender de mulher para mulher.

Veja abaixo alguns dos sintomas mais comuns na menopausa:

– Menstruação desregulada;

– Falta de sono, despertar precoce, insônia;

– Suores noturnos, ondas de calor, pode sentir frio e calor;

– Dores nas articulações;

– Oscilação de humor, irritabilidade, vontade de chorar, depressão, ansiedade;

– Pele mais seca;

– Cabelo ressecado, fraco;

– Unhas quebradiças e fracas;

– Ganho de peso em média entre 3 e 5 quilos;

– Dor de cabeça, entre outros.

Menopausa Tratamentos Naturais

Você pode fazer a reposição hormonal para tratar os sintomas da menopausa, porém os hormônios sintéticos podem causar sérios efeitos colaterais, como câncer de mama, de colo de útero, entre outros.

Mas existem os tratamentos naturais que são a base ervas que fazem muito bem à saúde e amenizam os sintomas da menopausa, inclusive ajudam a emagrecer.

Um dos tratamentos caseiros mais indicados para os sintomas da menopausa é o Max Amora, com ele é possível passar pela menopausa com conforto e sem aqueles sintomas mais difíceis. Experimente e veja como é possível ter qualidade de vida tomando Max Amora.

Menstruação Desregulada aos 40 anos

A menstruação desregulada a partir dos 40 anos é um sintoma muito comum da pré-menopausa, também conhecida como climatério. Especialistas afirmam que essa fase na vida das mulheres tende a acontecer a partir dos 45 anos, mas pode acontecer antes, sendo caracterizada como uma menopausa precoce.

A sua menstruação pode começar a ficar desregulada a partir dos 40 anos (principalmente se antes disso ela era regular), e com o passar do tempo, ela começar a falhar.

Menstruação Atrasada

A menstruação atrasada, principalmente nessa fase da vida, pode sim ser sinal de que seus ciclos estão ficando desregulados e que a menopausa está se aproximando. Entretanto, é preciso avaliar outros fatores, como os demais sintomas que a menopausa também possui, assim como os outros motivos que podem levar uma menstruação a atrasar.


Por mais que não seja tão comum, mulheres de 40 a 45 anos ainda podem engravidar, por isso fique de olho em seus ciclos e continue usando camisinha. Algumas mulheres só começam a lidar com os primeiros sintomas da menopausa aos 50 anos.

Menstruação Prolongada no Climatério

A menstruação prolongada, ou seja, que dura por mais tempo do que deveria, também é bem comum nessa fase da vida da mulher, pois é um momento que seu corpo está passando por muitas alterações e mudanças, podendo ocorrer esses períodos inusitados.

A menstruação pode tanto durar por mais tempo, quanto durar pouquíssimo tempo ou até ficar mais de um mês sem aparecer. É importante lembrar que a mulher só entra de fato na menopausa quando completa 12 meses sem nenhuma menstruação, sendo que antes disso ainda pode correr o risco de engravidar.

Menstruação no Climatério

Durante o climatério a mulher ainda pode menstruar, mas como mencionamos, tudo acontece de forma bem irregular. A menstruação começa a falhar, os ciclos começam a ficar irregulares e os sintomas da menopausa começam a ficar cada vez mais presentes.

Menstruação depois dos 50 Anos

Algumas mulheres ainda menstruam com 50 anos, mas é comum que nessa etapa os ciclos já estejam mais irregulares. Algumas mulheres entram no climatério aos 50 anos, que é quando tudo começa a ficar diferente. A partir de então, a menstruação vai falhando, até parar completamente.

Menstruação Desregulada na Adolescência é Normal?

Na adolescência há vários fatores que podem contribuir para uma menstruação mais desregulada, sendo essencial ter acompanhamento médico para verificar as causas e descobrir se há algum problema grave por trás.

Recomendados para você:

Sobre Editora Otimiza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *