BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como ajudar de verdade alguém que está com depressão

A depressão é um problema que atinge milhares de pessoas do mundo inteiro. Trata-se de um quadro que pode se manifestar de formas diferentes em cada um, mas que possui sintomas muito parecidos quando observamos o quadro geral.

A pessoa depressiva pode tanto não querer sair da cama, quanto ter uma agenda extremamente lotada em que não há tempo nem para respirar. Nesse último caso, geralmente isso ocorre de propósito, pois a pessoa tenta ao máximo evitar ter pensamentos tristes.

Como ajudar de verdade alguém que está com depressão
Como ajudar de verdade alguém que está com depressão. Imagem:divulgação

O mais importante é que a pessoa com depressão tenha com quem contar. Ter familiares e amigos que se importam e estão dispostos a ajudar é essencial para a cura.

Depressão: 0 primeiro passo para ajudar é descobrir

Se você quer ajudar alguém que está com depressão, primeiro você precisa saber como descobrir o problema, como identifica-lo. Às vezes os sintomas passam tão despercebidos por nós, por isso é preciso prestar atenção.

Especialistas no assunto afirmam que o principal sintoma do problema é quando a pessoa perde o interesse em fazer aquilo que adora ou não tem mais iniciativa para fazer coisas novas. Além disso, assim como pode haver perda de apetite, pode ocorrer aumento do mesmo. A pessoa com depressão também pode ficar estressada facilmente, ficar de mau humor e ainda ter dificuldades para se concentrar.

Inicie uma conversa

Você deve tentar iniciar uma conversa com a pessoa que deseja ajudar, mas sempre evitando frases clichês ou que não ajudam em nada. Falar para a pessoa que ela está com preguiça, drama ou frescura, pode mais atrapalhar do que realmente ajudar, por isso tente ter empatia na hora de conversar.

Como ajudar de verdade alguém que está com depressão
Como ajudar de verdade alguém que está com depressão. Imagem: divulgação

Preste atenção no que a pessoa com depressão fala, mostre empatia pelos seus sentimentos. Não insinue que ela é fraca por estar passando por isso, mostre como ela é forte e como isso pode ser superado. Ajudar a pessoa com depressão vai muito além do que apenas conversar, às vezes algumas atitudes e gestos podem ser a chave.


Depressão: Atitudes que ajudam

Você não deve tentar forçar a pessoa a estar onde ela não quer. Convidar para uma festa, onde supostamente as pessoas estão felizes, não irá ajudar em nada. O ideal é que você deixe claro que está ali para quando ela precisar. Você pode servir como uma forma da pessoa desviar atenção dos seus pensamentos e conseguir se divertir.

Como ajudar de verdade alguém que está com depressão
Como ajudar de verdade alguém que está com depressão. Imagem: divulgação

Às vezes o ato de assistir um filme, passar um tempo juntos ou até conversar sobre outras coisas já pode ajudar. Você pode ajudar a pessoa a lembrar de tudo que ela gosta de fazer e ver prazer novamente nisso.

Tente sempre estar presente de alguma forma, evitando que essa pessoa fique em total solidão, pois isso só piorará o caso. É preciso ter estímulo para melhorar. Se a pessoa tomar remédios por exemplo, incentive-a a sempre tomar nos horários corretos, mas caso ela deixe de tomar, não a julgue de forma excessiva. Tudo é uma evolução e podem haver recaídas.

Recomendados para você:

Sobre Editora Otimiza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *