Como combater o envelhecimento precoce da pele

À medida que envelhecemos percebemos certas mudanças na pele, pois ela é o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo.

Mudanças nas características da pele humana durante o envelhecimento são frequentemente determinadas por forças ambientais, como radiação ultravioleta, também por fatores hormonais, medicamentos e má alimentação. A pele se torna mais seca, enrugada e começam a surgir manchas.

Com o tempo as células vão se desgastando, resultando nos primeiros sinais do envelhecimento. Esse é o envelhecimento natural, porém, na maioria das vezes, aceleramos esse processo com a exposição solar, cigarro, poluição, álcool, má alimentação, fatores que acabam liberando radicais livres, os maiores causadores do envelhecimento cutâneo. Os radicais livres provocam um estresse oxidativo celular, causando a degradação do colágeno (substância que dá sustentação à pele) e a acumulação de elastina, que é uma característica da pele fotoenvelhecida.

beauty concept skin aging. anti-aging procedures

Fisiologicamente, o envelhecimento está associado à perda de tecido fibroso, à taxa mais lenta de renovação celular, e à redução da rede vascular, que diminui a vascularização cutânea. A função de barreira que mantém a hidratação celular também fica prejudicada, deixando a pele mais desidratada e mais suscetível a marcas e linhas de expressão.

Para manter uma pele macia e elástica é de extrema necessidade a ingestão de água. Para evitar os danos cumulativos do sol que trazem envelhecimento cutâneo e o temido câncer de pele, precisamos usar protetor solar, que deve ser específico para cada tipo de pele. Por exemplo: Peles oleosas devem optar sempre por protetores oil free para evitar trazer mais oleosidade a mesma. O uso de vitaminas A e C também são muito importantes na manutenção da saúde da pele.

As indesejadas linhas de expressão e flacidez podem ser amenizadas com alguns procedimentos estéticos, tais como radiofrequência, carboxiterapia, peelings e laser.

A radiofrequência é uma tecnologia que estimula produção de colágeno com o calor, amenizando linhas de expressão e a indesejada flacidez de corpo e face. O fibroblasto que produz colágeno precisa de vitamina C, então é preciso caprichar em alimentos ricos em vitamina C, que estimulam a produção de colágeno e proteínas, além do uso tópico na pele dessa vitamina.

pele saudavel

A carboxiterapia, com outras técnicas associadas, que vão depender da avaliação de caso a caso, é um método que vem dando um excelente resultado no combate a flacidez e linhas de expressão. A técnica realizada por meio de aplicações de gás carbônico, no local desejado, desencadeia uma inflamação aguda e local, que estimula o fibroblasto a sintetizar novas fibras colágenas e elásticas. Um método invasivo que propicia a progressão da diminuição da flacidez tecidual local, nivelando-a assim como as linhas de expressão. O tratamento pode ser realizado durante todo o ano.

Os peelings, além de revitalizar a pele, melhoram sua textura, atenuam rugas, cicatrizes de acnes e manchas indesejadas. Os peelings podem ser químicos, físicos e a laser. O peeling químico utiliza ácidos como mandélico, glicólico, salicílico, retinóico entre outros que fazem descamação e renovação celular. Já o peeling físico age por abrasão, que podem ser por jatos de microcristais ou com ponteiras diamantadas. Os lasers mais usados são o de CO2 e de Erbium Fracionados, que provocam lesões na pele (queimaduras) e posterior regeneração e rejuvenescimento.

Manutenção e cuidados como hidratação da pele e uma fotoproteção adequadas, irão proteger e prevenir além do envelhecimento precoce, também o câncer de pele, pois uma pele hidratada e fotoprotegida irá amenizar efeitos do sol.

Tratamentos para manutenção de uma pele saudável e uniforme e rejuvenescimento cutâneo, devem ser realizados por profissionais capacitados. Fisioterapeuta Dermato Funcional é especialista em cuidados cutâneos e atua nas funções dermatológicas estéticas de cada indivíduo.

tanise

Tanise Kreibich

Fisioterapeuta Dermato- Funcional         

Mestre em Gerontologia Biomédica PUC-RS

 

Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *