Como cuidar da sua saúde mental durante a época do vestibular?

A época do vestibular pode ser extremamente difícil para os jovens que estão em busca de uma oportunidade na faculdade. A pressão dos familiares e da escola, sem falar a própria pressão que os jovens costumam se colocar. Tudo isso acumula com as diversas matérias e disciplinas precisam ser estudadas e aprendidas, criando uma bola de neve que pode acabar consumindo o estudante por inteiro.

Para manter uma boa saúde mental durante o vestibular é preciso adotar alguns métodos simples e que geralmente já fazem parte do nosso dia a dia. A seguir, veja como você pode passar pela época do vestibular de forma melhor.

Cuidar de si é importante

É comum vermos jovens estudantes focados 100% do tempo nos estudos, não tendo tempo para ver televisão, se divertir, relaxar ou até mesmo descansar. Esse é um dos principais motivos do cansaço mental: estudar demais, além de prejudicar o jovem, não fará o cérebro guardar mais informações, apenas irá cansá-lo também.

Saúde Mental
Saúde Mental. Imagem:divulgação

Tire um tempo durante o seu dia para relaxar, deixar os estudos e as preocupações de lado. Converse com seus amigos, assista a um filme, escute música, saia com a sua família. Momentos de lazer ajudam você a passar por qualquer coisa.

Se alimente corretamente

Você também precisar estar bem fisicamente, por isso é essencial manter uma alimentação saudável. Nada de lanches calóricos ou bolachas, você precisa de alimentos nutritivos e saudáveis que favoreçam o seu corpo.

Ao se alimentar corretamente você estará fornecendo ao seu organismo uma série de nutrientes que podem ajudar a aumentar a sua concentração e contribuir diretamente para os seus estudos. Sem falar que você terá energia e força para aguentar os livros e os exercícios.

Noites de sono bem dormidas

Especialistas no assunto afirmam que, quanto maior a qualidade de uma noite de sono, maior é a nossa energia e disponibilidade no dia seguinte.

Saúde Mental
Saúde Mental. Imagem:divulgação

Por isso você deve dormir as 8 horas por dia indicadas e tentar ter noites melhores. Para isso é possível tomar um banho relaxante antes de ir para a cama, tomar um chá ou fazer qualquer ritual que lhe ajude a relaxar.

Nunca esqueça dos seus limites

Como falamos anteriormente, é preciso saber a hora de parar, de relaxar e esvaziar o cérebro. Todos têm seus limites e você não deve ultrapassar o seu, de modo contrário sua saúde mental estará bem afetada.

Não deixe que os outros te coloquem para baixo, te desmotivem ou nem fique se menosprezando por fulano estudar tantas horas por dia. Talvez fulano tenha um limite maior que o seu e está tudo bem. Se importe com você mesmo.

Organização nos estudos

A saúde mental também se manterá intacta se você souber exatamente o que estudar, ter a consciência de que está estudando a maior quantia de conteúdos possível por semana. Você deve criar um plano de estudos compatível com a sua rotina e o seu limite.

Saúde Mental
Saúde Mental. Imagem:divulgação

O indicado é estudar cerca de 4 horas, além da escola, mas durante esse tempo você deve fazer pequenas pausas para se alimentar. O plano de estudos ajudará você a se organizar melhor, assim como poderá te motivar.

Você sempre terá uma nova chance

Você deve manter o seu cérebro ciente de que essa não é a sua única chance. Ainda que seja frustrante não conseguir entrar na faculdade, você é jovem e tem muitos anos pela frente. Poderá tentar de novo quantas vezes forem necessárias. Você não é obrigado a entrar de primeira na faculdade e está tudo bem. Não se compare com os outros.

Veja uma super dica que pode te ajudar na hora de estudar o vestibular: Clique aqui!

Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *