Compulsão Alimentar: sintomas, causas e tratamento

A compulsão alimentar é um problema que atinge várias pessoas ao redor do mundo e muitas nem conseguem perceber que sofrem disso, apenas quando já estão em um nível mais grave. A compulsão alimentar precisa ser tratada, de modo contrário pode causar sérios problemas como a obesidade, além de muitos outros. Entenda mais sobre ela a seguir.

Compulsão Alimentar

A compulsão alimentar trata-se de um quadro em que a pessoa sente a necessidade de comer, mesmo não estando com fome. Nesse problema, a pessoa também não para de comer quando fica satisfeita. As pessoas com compulsão alimentar tendem a comer uma grande quantidade de alimentos em um curto período de tempo. Nos episódios de compulsão a pessoa fica com a sensação de perda de controle.

Compulsão Alimentar
Compulsão Alimentar. Imagem: divulgação

É um problema sério, afinal ninguém deve comer uma grande quantidade de alimentos. Quanto antes o problema for tratado, menores poderão ser as complicações.

Compulsão Alimentar Sintomas

É importante ficar atento aos sintomas e caso note-os em algum conhecido, convença-o a procurar ajuda médica. Os sintomas de compulsão alimentar são: sensação de tristeza ou culpa por comer demais, comer muito rápido, comer “em segredo”, comer mesmo quando não está com fome, não parar de comer quando se sentir satisfeito.

Compulsão Alimentar Causas

A compulsão alimentar pode ser causada por alguns motivos, além de fatores de risco que aumentam as chances do indivíduo desenvolver o problema. O estresse pode ser uma das causas da compulsão: a pessoa pode comer para lidar com o estresse.

Compulsão Alimentar Causas
Compulsão Alimentar Causas. Imagem: divuglação

Além disso, mudanças emocionais também podem acabar causando a compulsão alimentar, afinal muitas pessoas comem para obter um certo tipo de conforto. Outra causa comum é uma dieta que foi realizada de forma errada, pois há algumas dietas que tendem a deixar a pessoa deprimida e privada de vários alimentos. Problemas emocionais e também problemas com a própria imagem também podem acabar levando à compulsão alimentar.

Compulsão Alimentar Tratamentos

O tratamento é por partes, sendo que a primeira delas envolve consultas com um psiquiatra que tenha um bom conhecimento nesse tipo de problema. É preciso trabalhar o lado emocional e também o lado físico. Com o psiquiatra, a pessoa irá poder melhorar sua autoestima, lidar com problemas emocionais e diversos outros.

O uso de medicamentos também pode ser recomendado, mas isso irá variar de acordo com os episódios de compulsão alimentar. Quando são recomendados, os pacientes fazem uso de inibidores de apetite ou de medicamentos para controlar a ansiedade.

Compulsão Alimentar Causas
Compulsão Alimentar Causas. Imagem: divulgação

Estudos mostraram que, se o paciente continuar se consultando e seguir todas as recomendações, pode apresentar melhorias no quadro de compulsão alimentar após alguns anos. Uma compulsão alimentar não tratada pode causar obesidade, diabetes, hipertensão, depressão, bulimia e vários outros problemas. Fique atento aos sintomas e procure ajuda médica o quanto antes para evitar tais complicações.

Compulsão Alimentar Quem Procurar?

Em caso de suspeita de compulsão alimentar, é preciso procurar ajuda médica. Os médicos que podem diagnosticar o problema são os seguintes: clínico geral, nutrólogo, psiquiatra e endocrinologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.