BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Condicionamento Físico – Frequência Cardíaca

Por Bruna Ruaro*

A frequência cardíaca é caracterizada pelo número  de vezes que o coração pulsa, ou seja, que se contrai e relaxa por minuto ( sístole e diástole). Monitorar a frequência cardíaca na atividade física é fundamental para evitar excessos e para que não se exceda o limite de cada individuo durante determinada atividade física.

Sendo mesurada a frequência cardíaca de cada individuo (FC) podemos identificar intensidade e termos controle e organização sobre o trabalho que esta sendo feito.

condicionamento fisico

De uma forma bem simples você mesmo pode calcular sua frequência cardíaca siga a seguinte fórmula: 220 menos a idade (para homens) e 226 menos a idade (para mulheres). Trabalhe de 60% a 75% deste valor. Esta é uma faixa segura para a maioria das pessoas (a não ser que você tenha problemas de cardiopatias, pressão alta e outros). Lembrando sempre que o ideal é a orientação de um personal trainer , principalmente se você apresenta algum histórico de cardiopatas na família.

Confira as tabelas, a primeira para mulheres e a segunda para os homens:

frequencia cardícaca

Um aparelho que facilita muito a vida das pessoas é o monitor cardíaco ou frequencímetro. Facilmente encontrado em lojas de esportes, é composto de um relógio e uma cinta com sensores que vai presa ao peito e essas mandam informações para o visor no relógio.

Pode também ser medida manualmente em outras partes do corpo. No punho é medida na parte da dentro do pulso que fica abaixo da linha do polegar, em direção à palma da mão você vai sentir a pulsação da artéria radical. Pressione o pulso da mão direita com seus dedos, o indicador e o dedo médio até que perceba a pulsação do fluxo de sangue, tudo feito com suavidade.

No pescoço é feita com os dedos indicador e o médio na parte lateral do pescoço, entre a traqueia e o músculo do pescoço  pressione suave até sentir a pulsação.

 

Exemplo de como medir a Frequência Cardíaca

Com o dedo indicador e o médio da mão direta verifique o pulso do lado esquerdo e conte quantas vezes sentiu a pulsação num período de 10 segundos.

Depois é só multiplicar por seis, para identificar os batimentos por minuto.

 

Cada exercício físico tem sua frequência cardíaca por tanto é muito importante saber qual atividade está dentro dos seus objetivos e limitações cardiorrespiratórias. Durante a atividade é importante checar a frequência cardíaca várias vezes para ter certeza que a intensidade mantem se correta.

 

Bons Treinos!

dra bruna ruaro

*Bruna Ruaro é educadora física e personal trainer – CREF 8066/G-RS brunaruaropersonal@gmail.com

Fan Page: Personal Trainer Bruna Ruaro

Recomendados para você:

Sobre Analice Gomes

Analice Gomes é redatora, pesquisadora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Corpo & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *