Crise dos 40. Existe mesmo?
A temida crise dos 40 anos, tão falada é tão colocada em dúvida ao mesmo tempo. Estamos aqui para esclarecer de uma vez por todas se essa crise existe mesmo, ou é apenas um mito, criado pela mídia.

O que é a crise dos 40?
A crise dos 40, ou crise da meia-idade é uma fase, em que aos 40 anos as pessoas passam a se sentir mais tristes, deprimidas e até sem rumo. Essa crise costuma afetar as mulheres mais que os homens, já que é na fase dos 40 anos que a mulher sofre com a menopausa.
A meia-idade é a fase em que as pessoas se sentem com mais responsabilidades e tendo mais pessoas ao seu redor que precisam de sua ajuda, além dela mesma. É nessa fase que elas geralmente têm filhos para criar, casa para sustentar e pais idosos para cuidar. Ou, também há a possibilidade de ainda não ter casado, não ter tido filhos, não possuir o emprego dos sonhos, não ter comprado a casa ou o carro que gostaria, e assim, entrar em crise por não ter alcançado objetivos almejados, e já estar com mais de 40 anos.

Afinal, ela existe ou não?
Sim, ela existe! Foi comprovado cientificamente que a crise dos 40 é mesmo real, e afeta grande parte da população.
O estudo foi realizado pela Universidade de Warwick, localizada na Inglaterra. Os estudiosos acompanharam 50 000 pessoas adultas e suas rotinas, ao redor do mundo. O estudo era feito através de questionários respondidos pelas pessoas observadas, nesse questionário elas expressavam seu grau de felicidade em relação ao momento que estava vivendo, e em diferentes fases. De acordo com os resultados adquiridos, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o nível de felicidade das pessoas, ao longo da vida segue uma curva, em “U”. Essa curva representa que o grau de felicidade inicia alto, e conforme o tempo vai passando, esse grau vai diminuindo. Ao chegar aos 40/42 anos, chega ao grau mais baixo, e após esse período, vai subindo novamente, até chegar aos 70 anos.
Os pesquisadores responsáveis pelo estudo dizem que fatores externos, assim como filhos, estado financeiro ou cultura não alteram os resultados.

Por que essa crise acontece?
A crise dos 40 costuma acontecer, especialmente nas mulheres, pois conforme o tempo vai passando, e a idade vai aumentando, começam a aparecer cabelos brancos, flacidez, ganho de peso e rugas. Assim, a autoestima é colocada a prova. Por essa autoestima estar mais baixa que o normal, a crise chega.
A convivência com pessoas mais jovens, que recebem mais gentilezas também afetam as mulheres de 40 anos, já que nessa idade, os parceiros já não procuram mais agradar tanto, como quando mais jovens. Muitas vezes, nessa idade, as mulheres sentem-se invisíveis, diante das outras pessoas. Já não lhe abrem mais a porta do carro nem lhe elogiam como antes.

Como superar a crise?
Manter uma atitude positiva é essencial para superar essa crise o mais rápido possível, não se deve ter medo de enfrentar os obstáculos e mudanças que a vida oferece, ainda mais durante ou após a meia-idade.
Desfrutar dessa nova fase, da experiência de estar mais maduro é uma boa coisa, afim de voltar a se sentir bem. Assim como pensar em si mesmo, fazer coisas que gosta, cuidar do corpo, da mente e da alma. Rever valores é extremamente importante, colocar em uma balança imaginaria o que está valendo a pena e o que não está, até esse momento da vida, e deixar algumas coisas menos importantes e menos proveitosas de lado.
Manter amizades e fazer novas é algo extremamente importante, para passar por situações difíceis, como a crise da meia-idade. São nessas horas que se percebe que existem pessoas que querem o bem, e assim, é uma oportunidade de se sentir querido e amado.
A crise da meia idade é difícil, mas assim como todas as fases difíceis, ela passa, mas não precisa ser lembrada como algo ruim, pode ser recordada como uma fase difícil, mas que foi superada com esforço e cuidado. Essa fase pode ser lembrada como uma fase de descobertas e superação.