BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Dentes de Leite em Adultos: Por Que Acontece?

Por Dra. Tainá Fritzen*

Esta anomalia, denominada anodontia, agenesia ou ausência congênita de dentes, pode ser causada por diversos fatores, mas o principal deles é a hereditariedade.

O Desenvolvimento da Dentição

O desenvolvimento dentário se inicia durante a fase embrionária da gestação (da primeira à oitava semana após a fecundação). Os dentes de leite, ou dentes decíduos, começam a erupcionar a partir do sexto mês após o nascimento.

Os decíduos costumam cair naturalmente por volta dos seis anos de idade. Em seu lugar, nascem os dentes permanentes, por volta dos 13 ou 14 anos, a dentição decídua já deve estar totalmente substituída pela permanente.

dente de leite em adultos

Os dentes decíduos têm tamanho ligeiramente menor que os permanentes. A dentição decídua é formada por 20 dentes, enquanto a dentição permanente é composta por 28 a 32 dentes (o número varia, se preservados os sisos, que podem ou não nascer).

Enquanto os dentes permanentes desenvolvem-se, a raiz dos dentes decíduos vai sendo reabsorvida até que o dente fique sem suporte (mole), caindo em seguida.

Este é um processo natural do crescimento humano, chamado de exfoliação, que só acontece na presença do germe do dente permanente que virá substituí-lo. Entretanto, existem casos em que um ou mais dentes permanentes não se desenvolvem e, por isso, o processo de reabsorção da raiz não acontece, tornando o decíduo retido, ou seja, nunca cai.

Assim, o paciente adulto apresenta dentes de leite entre os permanentes. Essa anomalia, denominada anodontia, agenesia ou ausência congênita de dentes, pode ser causada por diversos fatores, sendo a hereditariedade o principal deles.

Não é incomum pacientes adultos apresentarem dentes decíduos na boca. Se o dente de leite estiver firme, saudável, bem harmonizado com o restante da arcada dentária e o paciente não se incomodar com a aparência infantil do dente de leite, ele pode permanecer ali por toda a vida.


O que é Recomendado Aos Adultos Que Permanecem Com Dentes de Leite?

Entretanto, o mais comum é que este dente amoleça, por não suportar as cargas mastigatórias, tornando-se mais frágil, causando problemas mastigatórios e ortodônticos. Por isso, o mais recomendado ao dente de leite que não caiu seja extraído e substituído por um implante dentário.

Pelo dente de leite ter ficado por muitos anos, ele, sem querer, ajuda manter uma certa estrutura óssea, o que facilita a colocação de um implante, que reabilita permanentemente as funções de fonética, mastigação e estética.

taina fritzen

*Dra. Tainá Negri Fritzen Cirurgiã Bucomaxilofacial CRO 16742

Recomendados para você:

Sobre almy

7 comentários

  1. Aline Siqueira Felix dos Santos

    Doutora eu tenho 22 anos e tenho todos os meus dentes de leite não sei a causa é nem o que fazer? Nunca vi nem um caso igual ao meu. Me ajude

  2. Doutora, eu tenho 21, e quase todos os meus dentes de leite. Hoje eu acordei e um dente meu tava mole, querendo cair. É normal?

  3. Tenho 18 anos e meu dente caiu, é possível que seja de leite?

  4. Cristiane De Araujo

    Doutora tenho 43 anos e meu canino ainda é de leite mas eu tenho o dente canino incluso o que devo fazer? Devo colocar o aparelho é fracionar o dente permanente que está incluso?

  5. Tenho 18 anos e extrai meu dente canino de leite pq estava mole e cariado sera se com o aparelho o outro dente desce?

  6. Tenho 27 anos e meus dentes da frente são todos de leite, e estão caindo será que nasce outros ou não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *