Depilação faz mal pra pele? Saiba aqui!
Existem várias formas de fazer depilação. Cera, lâmina, linha, creme depilatório, laser, foto depilação são algumas dessas formas para quem pretende depilar. Cada técnica de depilação atua de diferente forma na nossa pele e cada local também reage de uma forma após a depilação. Por isso, deve-se escolher o melhor tipo de depilação para cada pele especifica.
Fazer a depilação com uma técnica errada pode causar danos à pele, por isso as pessoas devem saber qual técnica usar para cada parte do corpo, além de tomar outros cuidados para manter a pele sem danos.

Técnica de depilação para cada parte do corpo
PERNAS – Nas pernas, temos a pele mais resistente e os pelos tem uma espessura maior, por isso o recomendado é fazer a depilação com cera. Outro cuidado que deve ser tomado é esperar alguns dias para expor as pernas depiladas ao sol.
VIRILHA – A área da virilha tem a pele mais fina e sensível, por isso, evite de usar a lâmina e use a cera quente e após a depilação, é indicado esperar alguns dias para expor a parte depilada ao sol.
ROSTO – A pinça é a técnica mais recomendada para depilar os pelos das sobrancelhas e para o buço, é indicado o uso da linha para evitar manchas e outros danos que outros tipos de tratamentos podem causar.
AXILAS – Para evitar o escurecimento da região das axilas, é recomendado o uso do laser na hora de fazer a depilação. Para quem não quer ou não pode usar o laser, pode-se usar a cera quente também. Outro cuidado que deve ser tomado nessa área é não usar desodorante por algumas horas após a depilação.
BARRIGA – Para essa parte do corpo, é recomendado a descolorização dos pelos, ou apenas a depilação dos pelos na região do umbigo, onde são mais grossos.

Formas para preparar a pele para depilação
Antes de fazer qualquer procedimento de depilação, a pessoa precisa estar ciente que para manter uma pele sem donas, é necessário ter alguns cuidados antes e depois de depilar. Alguns cuidados que devem ser tomados antes de fazer alguma depilação são: Esfoliar a pele com frequência para assim evitar pelos encravados; procurar um dermatologista para que ele possa indicar algum produto especifico para seu tipo de pele; Não mexer nos pelos encravados; não usar hidratantes quando for fazer a depilação; evitar tomar sol no dia da depilação entre outros.
Não é indicado que nenhum creme seja usado no local que será depilado, pois o produto dificulta a retirada dos pelos.

O que fazer após a depilação?
Depois de ter alguns cuidados antes e na hora da depilação, também é preciso cuidar da pele após esse procedimento. Para que a pele recém depilada não sofra danos como manchas ou irritabilidade, é recomendado tomar algumas medidas como não expor a pele ao sol por alguns dias; usar gel específicos para o pós-depilação; não usar produtos que tenham álcool na sua composição; hidratar sempre a pele.
Enfim, para que esses processos depilatórios sejam menos dolorosos e que não prejudiquem a pele, basta tomar algumas medidas que protejam a pele e diminuam a chance de danos.