BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Depressão na Adolescência

A depressão é um problema extremamente sério e pode atacar muitos adolescentes. O número de jovens depressivos cresce a cada ano, sendo fundamental entender o que leva a isso, quais são os sintomas e as consequências, para que os pais ou amigos consigam enxergar a doença e buscar ajuda rapidamente.

A depressão na adolescência pode levar o jovem a vícios e ainda ao suicídio. A depressão nessa etapa da vida pode ter cura, desde que seja muito bem diagnosticada e que o jovem possua acompanhamento familiar, psicológico e médico. A seguir, veja como identificar a depressão na adolescência e como o tratamento é feito.

Veja as causas da depressão na adolescência

A depressão na adolescência pode ser causada por vários motivos e é importante estar atento aos eventos e às pessoas que rodeiam o seu filho. Qualquer coisa, por mínima que seja, pode desencadear o problema.

depressão na adolescência
depressão na adolescência. Imagem:divulgação

Um histórico familiar de depressão pode ser uma das causas, por isso descubra se em sua família já tiveram casos de depressão. Situações de estresse também podem desencadear a depressão, como fracasso escolar ou até mesmo a perda ou morte de alguém querido. Outras causas para a depressão na adolescência: distúrbios hormonais, drogas, necessidade de sucesso, alterações no corpo, problemas familiares, bullying, entre outras.

Sintomas da depressão na adolescência

A depressão na adolescência pode ter sintomas bem característicos, mas muitos pais acabam não percebendo por não prestarem atenção no filho. É importante sempre observar e estar aberto à ideia de que seu filho possa estar sofrendo.

Os principais sintomas de depressão na adolescência são os seguintes: diminuição do apetite, tristeza, cansaço constante, problemas para se concentrar, problemas de memória, alterações de humor, vontade de chorar frequentemente, falta de interesse nas atividades diárias, insônia, perda ou ganho de peso, sentimento de culpa, pensamentos suicidas, entre outros.

Tratamento para depressão na adolescência

Como falamos anteriormente, a depressão na adolescência pode ser curada, mas para isso o adolescente precisa ter acompanhamento médico e psicológico, apoio familiar e seguir todas as instruções dadas pelos especialistas, como tomar a medicação corretamente.

A principal forma de tratamento é com antidepressivos, sendo que existem vários tipos no mercado. Esses remédios devem ser usados diariamente para que os sintomas sejam aliviados. O medicamento ideal para cada caso dependerá dos sintomas e do quadro de cada adolescente, por isso evite se medicar sozinho.


depressão na adolescência
depressão na adolescência. Imagem:divulgação

É necessária receita médica para adquirir os antidepressivos nas farmácias brasileiras. A psicoterapia também é necessária, pois ajudará o adolescente a entender os seus sentimentos e tudo o que causou sua depressão. Outros hábitos do cotidiano, como se alimentar bem e fazer atividades físicas, funcionam como um tratamento complementar para ajudar o adolescente.

Fique sempre de olho em como seu filho se relaciona com os outros. Caso haja uma mudança brusca na forma de se comunicar e de se portar, procure ajuda médica. Nunca é possível saber o que se passa com alguém depressivo, por isso receber ajuda é de extrema importância para evitar casos de suicídio.

Recomendados para você:

Sobre Editora Otimiza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *