BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Depressão: Sintomas, causas e tratamentos

A depressão é um problema que, infelizmente, é muito comum no mundo inteiro. Trata-se de um distúrbio afetivo que pode acompanhar a pessoa durante uma vida inteira ou surgir por causa de um episódio em específico.

Quem sofre com depressão geralmente apresenta uma tristeza profunda, falta de apetite e mudanças de humor, levando até mesmo a pensamentos suicidas. Mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com a depressão, por isso é importante buscar ajuda médica e receber acompanhamento durante o tratamento.

Depressão sintomas

Existem vários tipos de depressão que podem surgir na vida de um indivíduo, alguns se caracterizando apenas por episódios de depressão, outros durando somente alguns anos e por aí vai. Os sintomas geralmente tendem a ser os mesmos, com pequenas diferenças. É importante conhecer os sintomas e ficar atento se eles durarem por mais de um mês, pois isso é um grande sinal de depressão.

Depressão
Depressão. Imagem:divulgação

Os principais sintomas são os seguintes: ansiedade, angústia, humor depressivo, desânimo, cansaço fácil, incapacidade de sentir prazer em atividades que antes gostava, falta de motivação, apatia, indecisão, sentimentos de medo, insegurança, desespero, desamparo e vazio, pessimismo, pensamentos de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, pensamentos suicidas, dificuldade para se concentrar, insônia, perda ou aumento de peso, dores ou outros sintomas físicos, entre outros.

Depressão causas

A depressão pode ter várias causas, mas diversos estudos comprovam que acontecem alterações químicas no cérebro da pessoa, principalmente nos neurotransmissores. Dessa forma, muitos afirmam que os fatores psicológicos e sociais acabam sendo consequência da depressão e não uma causa.

Existem ainda fatores que podem aumentar as chances das pessoas desenvolverem a depressão, como sofrer abuso, seja físico, sexual ou emocional.

Depressão
Depressão. Imagem:divulgação

Isso acaba deixando a pessoa mais vulnerável psicologicamente. O uso de determinados medicamentos também pode aumentar as chances de depressão, como os corticoides.

A morte ou perda de um parente também pode causar a depressão. Outros motivos que podem aumentar as chances são: genética, eventos grandes (sejam positivos ou negativos), doenças graves (como o câncer), abuso de substâncias, problemas pessoais em geral.


Depressão tratamento

Para iniciar o tratamento da depressão, o especialista deverá fazer uma grande análise para descobrir as causas da depressão naquele indivíduo. Os medicamentos antidepressivos são muito usados, mas existem diferentes tipos, portanto somente o especialista poderá indicar um para o seu caso.

Algumas pessoas precisam de tratamento de manutenção ou preventivo, o que pode durar até mesmo durante a vida inteira, com o intuito de evitar que a depressão apareça novamente.

Depressão
Depressão. Imagem:divulgação

A psicoterapia também pode ajudar no tratamento, pois ajuda a pessoa a entender os fatores que levaram a ter depressão. Isso ajudará a diminuir os sintomas e trabalhará todas as causas.

Praticar exercícios físicos também pode ajudar a aliviar os sintomas da depressão. A depressão pode ter cura, mas é extremamente comum que uma pessoa volte a lidar com um ou mais sintomas ao longo da vida. Entretanto, existem ótimos medicamentos para o tratamento no mercado e as técnicas estão cada vez mais inovadoras.

Recomendados para você:

Sobre Editora Otimiza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *