Dermatite Ocre: sintomas, causas e tratamento

A dermatite é um problema que pode atingir centenas de pessoas ao redor do mundo. Existem vários tipos de dermatite, cada uma possuindo sua causa, seus sintomas e tratamentos. A dermatite ocre é um dos tipos, mas não é tão conhecido assim como os demais. A seguir, veja o que é a dermatite ocre, conheça os seus sintomas e descubra como tratar.

Dermatite ocre o que é?

A dermatite ocre é um problema que surge em pessoas com má circulação sanguínea, o que acaba gerando manchas escuras na pele. Essas manchas ainda podem ter um aspecto enferrujado, devido à presença de ferro no sangue. Esse tipo de dermatite é muito comum nas pernas, um local em que geralmente há má circulação do sangue. A dermatite acomete pessoas idosas, mas também quem não se movimenta muito ou usa roupas muito apertadas.

Dermatite ocre
Dermatite ocre. Imagem: divulgação

Dermatite ocre sintomas

Diferente de outros tipos de dermatite, a dermatite ocre não possui tantos sintomas assim, mas é fácil detectá-la. Quem possui esse tipo de dermatite deve ficar atento ao surgimento de manchas escuras na pele e também ao fato da pele estar ressecada. O surgimento das manchas é mais comum nas pernas, mas pode acontecer em qualquer lugar do corpo.

Veja: 

Mulher de 42 Anos Descobre Botox em Cápsulas!

Manchas Vermelhas na Pele: o que pode ser?

Dermatite ocre causas

A dermatite ocre geralmente surge devido ao agravamento das varizes, ou seja, pela má circulação do sangue. Essa má circulação no sangue pode acontecer por vários motivos, como deficiência de alguns nutrientes, uso de roupas muito apertadas em determinada região do corpo, falta de movimentação dos músculos, entre outros.

Dermatite ocre exames

O diagnóstico de dermatite ocre é realizado através da visualização da pele da região das pernas, de forma clínica. Em casos mais graves do problema, é preciso realizar uma cirurgia vascular para a retirada das varizes.

Dermatite ocre
Dermatite ocre. Imagem: divulgação

Dermatite ocre tratamento

O tratamento para dermatite ocre depende de cada caso, mas geralmente é preciso tratar a hipertensão venosa. É indicado que, pessoas que ficam sentadas ou em pé por muito tempo, estimulem a movimentação dos músculos principalmente da panturrilha. É indicado, portanto, caminhar um pouco a cada hora, sem ficar na mesma posição por muito tempo.

Além disso, outra opção de tratamento é o uso de meias elásticas medicinais, elas vão ajudar a devolver a boa circulação para o sangue. Em um momento do seu dia, outro tratamento que pode ajudar é levantar as pernas acima do nível do coração. Mantenha as pernas elevadas por alguns minutos e repita o movimento várias vezes.

A dermatite ocre pode ser prevenida com uma boa alimentação, mantendo o peso ideal e também tratando as varizes com o acompanhamento profissional. Quanto mais você evitar, melhor será para o seu corpo e você não terá que se preocupar com mais uma coisa que é a dermatite.

Dermatite ocre qual médico procurar?

A dermatite, independentemente do tipo, é uma doença de pele, portanto você deve entrar em contato com um dermatologista para iniciar o tratamento e fazer o diagnóstico. Entre em contato com o dermatologista assim que notar as primeiras manchas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.