Diabetes e Alimentação: como alcançar o equilíbrio?

Sofrendo com a diabetes? veja como diabetes e alimentação estão ligados, para você ter uma vida mais saudável e controlada, confira!

Quando falamos que todos devemos ter uma alimentação equilibrada, logo pensamos que é só para quem precisa perder peso, mas, infelizmente não é assim que funciona. Todos nós, independentemente do peso e idade, devemos ter uma alimentação balanceada. Atualmente, por vários fatores, como por exemplo, a falta de tempo, as pessoas não têm conseguido se alimentar de forma adequada, as consequências disso podem ser inúmeras, vão muito além do aumento do peso.

Diabetes e Alimentação: como alcançar o equilíbrio? (Foto: Divulgação)
Diabetes e Alimentação: como alcançar o equilíbrio? (Foto: Divulgação)

Diabetes e o aumento de peso

A medida que o indivíduo vai aumentando seu peso corporal, os níveis das taxas no sangue sofrem alteração, com isso problemas como infarto e diabetes, entre outros, podem surgir.

O coração é um dos primeiros órgão a ser afetado quando estamos acima do peso. O coração terá que trabalhar dobrado, se você estiver acima do peso. Isso pode causar a hipertrofia ventricular, que é o aumento do músculo do coração por excesso de trabalho. Em alguns casos a hipertrofia pode se transformar em uma insuficiência e causar arritmia, desta forma o risco de um acidente vascular cerebral e morte súbita são muito maiores.

Diabetes e Alimentação: como alcançar o equilíbrio? (Foto: Divulgação)
Diabetes e Alimentação: como alcançar o equilíbrio? (Foto: Divulgação)

Diabetes

No Brasil, muitas pessoas sofrem com diabetes, mais de 70% dessas pessoas com diabetes estão acima do peso. Em muitos casos o paciente sofre de diabetes por fatores genéticos, mas quanto mais a cima do peso a pessoas estiver, maior a chance de ser atingida pela doença. Com o aumento de peso e da gordura, o organismo se torna muito mais resistente à ação da insulina, hormônio com que tem como função equilibrar os níveis de glicose.

O indivíduo que sofre com diabetes terá que, além do tratamento com medicação que deve ser orientado pelo seu médico, deverá seguir uma alimentação equilibrada. A dieta de um diabético deve ser pobre em açucares e carboidratos, com isso muitas problemas que estão relacionados a doença, poderão se evitados. Desta forma o paciente conseguirá manter a doença sob controle e consequentemente diminuir o uso de medicamentos.

Diabetes e Alimentação

Para controlar a diabetes é necessária a redução de sal e gordura. Veja alguns alimentos indicados em uma dieta para diabéticos, como também para hipertensos:

* Aves (sem pele);

* Peixes e carnes magras;

* Leite desnatado ao invés do integral;

* Queijo branco (Ricota)

* Alimentos Ricos em Fibras Solúveis (aveia, farinha de banana verde, farinha de maracujá, semente de linhaça);

* Verduras (de preferência vegetais folhosos verdes escuros);

* Cereais;

* Feijão/ Lentilha/ Ervilhas;

* Sucos de frutas natural

Diabetes e Alimentação: como alcançar o equilíbrio? (Foto: Divulgação)
Diabetes e Alimentação: como alcançar o equilíbrio? (Foto: Divulgação)

Diabetes controlada com DR Rocha

DR Patrick Rocha, é o autor do livro digital Emagreça com Dr Rocha. É médico (CRM-CE 8561), autor, palestrante, pesquisador e apaixonado por emagrecimento saudável e nutrição. Atua o posto de presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC).

doutor rocha

Conhecido carinhosamente por seus pacientes e amigos como Dr Rocha, escolheu a área de nutrição e emagrecimento porque conheceu e entendeu na prática o sofrimento de centenas de mulheres que atendeu em consultório que não tinham nenhum resultado com as dietas tradicionais, a não ser frustração, sofrimento e em alguns casos até mesmo depressão. Sua missão de vida é trazer saúde e felicidade às mulheres e mostrar que viver magra é possível sim. E sem dietas malucas de passar fome e sem contagens de calorias. E agora ele traz o tratamento diabetes controlada até você, para ajudar muito mais pessoas, clique e acesse:

Dicas de alimentação para diabéticos

Evite comer além do necessário durante as refeições, coma apenas o suficiente para se sentir satisfeito. Na hora de preparar a refeição, controle a porção, prepare exatamente o que você precisa consumir.

Invista na sua alimentação, um prato atraente e variado, com verduras, proteínas, legumes e frutas, fará com que se torne mais fácil conseguir unir tudo que você precisa em uma refeição. Para quem não consegue ficar sem o carboidrato, deve consumir arroz integral, macarrão sem glúten ou uma batata doce.

Estas dicas também podem ser usadas por pacientes com diabetes gestacional.

Fonte: Dr rocha diabetes controlada.

bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *