Diabetes tipo 2:o que? como evitar?
A diabetes tipo 2 é uma doença silenciosa, que poderá acompanhar o indivíduo por longos anos, os seus sintomas passam despercebidos aos olhos, o que só traz prejuízos ao paciente. Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o que é o Diabetes tipo 2, para sanar algumas dúvidas, basicamente podemos resumir a doença como uma má distribuição da glicose que ingerimos nos alimentos, em vez de circular dando mais energia ao nosso corpo, ela se instala no sangue trazendo complicações graves à saúde.
Um simples exame de sangue poderá detectar se a glicose está alterada, os valores normais são de 75 a 99 mg, não estando neste limite o alerta vermelho deve despertar, mas isto não quer dizer que a pessoa esteja com diabetes, poderá ser apenas uma alteração, mas o médico deverá ser consultado para avaliar a situação.

O que é o diabetes tipo 2?
O diabetes tipo 2 é uma doença que produz glicose em demasia, o organismo destas pessoas pode criar uma resistência a insulina, ou seja, o seu corpo não trabalha corretamente como deveria, a glicose que deveria ser carregada para dentro das células acaba ficando dentro do sangue. O organismo se confunde não reconhece quando a glicose está alta no sangue e entende ao contrário, a falta dele e assim produz ainda mais glicose o que piora o processo.
Quais são os fatores de risco?
Qualquer pessoa poderá em algum momento de sua vida contrair diabetes do tipo 2, mas tem alguns fatores agravantes que podem desencadear mais facilmente o risco de ter o diabetes 2, dentre eles podemos destacar:
– Triglicerídeos elevados;
– Sedentarismo;
– Pré-diabetes;
– Idade acima de 45 anos;
– Obesidade
– Sobrepeso
– Diabetes gestacional;
– Histórico familiar de diabetes tipo 2;
– Pressão alta;
– Consumo elevado de álcool;
– Baixos níveis de colesterol HDL

Quais são os sintomas da diabetes tipo 2?
Muitas pessoas tem a diabetes tipo 2 e desconhecem, pois os seus sintomas não são notados facilmente, a doença é assintomática poderá acompanhar por muitos anos o paciente. O que muitas vezes é um problema quando for diagnosticada o diabetes tipo 2 já poderá estar em estágio mais avançado da doença. Mas dentre alguns sintomas que devem ser investigados para confirmar ou negar o diabetes podemos destacar:
– Vontade de urinar com frequência;
– Feridas que demoram a cicatrizar;
– Visão embaçada;
– Infecções frequentes (bexiga, pele, rins e infecções de pele);
– Vontade de comer a toda hora;
– Uma sede fora do normal;
– Formigamento nos pés;

Quais os tratamentos e cuidados para quem possui diabetes tipo 2?
O tratamento e os cuidados para quem possui o diabetes tipo 2 é tentar baixar os níveis de glicose no sangue e cuidar para que o paciente não tenha nenhum tipo de complicação. Podemos destacar algumas atitudes que auxiliarão o paciente com diabetes tipo 2 como: Praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável sem adição de açucares, controlar o nível de glicose no sangue e evitar de consumir álcool. Cuide-se!