Dieta da proteina – aprenda aqui como funciona !
Veja como funciona a dieta da proteína e quais suas contra indicações, confira aqui!
Uma das dietas mais famosas atualmente é com certeza a dieta da proteína, seja pelos resultados que apresenta, seja pela polêmica em relação aos seus efeitos colaterais. Vamos explicar um pouco então como ela funciona, se realmente produz resultados, e o mais importante, quais os efeitos colaterais que podem ocorrer em sua utilização. Vamos lá?
O que é a dieta da proteína?
A dieta da proteína, também conhecida como dieta de repetição, limita o consumo de carboidratos e prioriza o de proteínas para promover o emagrecimento. Criado pelo cardiologista americano Robert Coleman Atkins na década de 1970, o regime provoca muita polêmica pelo fato de permitir a alta ingestão de gordura e tirar o carboidrato do cardápio de seus adeptos.
Uma das vantagens dessa dieta é a perda rápida dos quilinhos extras sem fazer você passar fome. Isso porque a proteína afasta o apetite por um período maior, o que ajuda a moderar o apetite. A dieta das proteínas carrega apenas 1000 calorias, portanto deve ser seguida somente em 7 dias, uma semana, para evitar qualquer dano a sua saúde. Além disso, deve ser acompanhada de um especialista para ter mais sucesso.
Cardápio da dieta da proteína
Café da manhã:
- Ovos Mexidos ou Ovos Cozidos
- Omelete Simples ou com Queijo e Presunto
- Chá Gelado
- Café ou Chá Mate
- Suco sem açúcar ou Chá sem açúcar (pode usar apenas adoçante, se quiser)
- Presunto
- Queijo
- Salaminho
Almoço:
- Salada em Geral
- Salpicão (Maionese caseira, salada, pimentão, frango, ovos cozidos, chuchu e tomate)
- Carne de Vaca, Porco, Frango (caso haja molho, somente com tomates caseiros)
- Peixe, Camarão, Atum, Lagosta, Caranguejo ou Mexilhões
- Linguiça
- Ovos Mexidos ou Ovos Cozidos
- Omelete Simples ou com Queijo e Presunto
- Refrigerante diet ou Suco sem açúcar (pode adoçar com adoçante)
Sobremesa:
- Gelatina Diet
- Geléia Diet de Morango (Adocyl e Doce-Menor)
Lanche da tarde:
- Chá Gelado ou Quente/Café
- Queijo
- Salame
Jantar:
- Alimentos “leves”
Problemas da dieta da proteína
Pois é, especialistas apontam vários problemas no uso dessa dieta, como por exemplo:
- Produção elevada de cetose – mau hálito e excesso de amônia no organismo;
- Provoca tontura, cansaço, fraqueza e prejudica a memória;
- “Efeito sanfona”: Por ser uma dieta imediatista com rápida perda de peso, o corpo tende a recuperar toda a gordura depois que pessoa abandona a dieta da proteína. É uma agressão muito grande ao organismo;
- Alto consumo de gordura saturada: O consumo elevado de gordura (que está liberado nesta dieta), sobretudo a saturada, favorece o aumento das concentrações de colesterol.
- Perda de peso magro: Esta dieta é enganosa já que perde-se apenas líquido e massa magra e preserva-se a gordura do corpo reduzindo a atividade do pâncreas;
- Não favorece a perda de peso a longo prazo: Esta dieta, embora promova rápida perda de peso naqueles que conseguem segui-la, não tem demonstrado promover uma perda de peso em longo prazo.
Na verdade, todos os médicos insitem que uma reeducação alimentar traz muito mais resultados no longo prazo do que a dieta da proteína, que somente atua no curto prazo e ainda pode trazer os problemas citados acima.
Conclusão
Bom, nem preciso dizer que toda dieta restritiva como essa da proteína precisa de acompanhamento médico, onde ele com certeza precisará analisar suas taxas de triglicerídios, colesterol, entre outros dados importantes para se certificar de que realmente ela pode ser adotada no seu caso. Não nos responsabilizamos pelo mau uso do conteúdo aqui apresentado. Consulte sempre seu médico ou nutricionista, não faça a dieta da proteína por conta própria, ok?
Se você já fez alguma dieta do tipo, que tal compartilhar com a gente? Os comentários estão a disposição!
Pingback: Dieta dos pontos - aprenda aqui como funciona e como fazer! | Corpo e Estética
Pingback: Albumina - aprenda como usar e quais os efeitos para sua saúde! | Corpo e Estética