Dieta Paleo: o que é? Como funciona?

A Dieta Paleo é conhecida como a dieta definitiva. Algumas pessoas e até médicos a vendem como a dieta definitiva para você conseguir o corpo que deseja e não passar fome. Ela traz vários benefícios para a corpo e a saúde. É baseada no que os nossos antepassados comiam, por isso o nome Paleo.

Já que nessa dieta você deve comer o que os antepassados comiam, ela é baseada no consumo de peixes, carnes de animais de pasto, ovos, frutas, vegetais, fungos, nozes e raízes.

Existem alguns alimentos que são excluídos da dieta e outros que são essenciais comer, veremos isso ao longo do artigo.

O tempo que você pratica a dieta vai de você, de quanto você quer emagrecer e como funciona o seu corpo. Cada pessoa tem um corpo diferente, por isso os resultados podem demorar mais para aparecer em uma, do que em outra. É importante que além de seguir o cardápio da Dieta Paleo, você pratique exercícios físicos sempre para que os resultados apareçam mais rapidamente.

Benefícios da Dieta Paleo

Dieta Paleo: o que é? Como funciona? (Foto: Divulgação)
Dieta Paleo: o que é? Como funciona? (Foto: Divulgação)

Essa dieta promete trazer muitos benefícios para nós e o nosso corpo, muitos deles vão, além do que, apenas ajudar a emagrecer.

* Você emagrece de maneira prática sem precisar se preocupar com as calorias consumidas;

* O seu desejo por doces e outras comidas ruins desaparecem;

* A sua prática de exercícios é melhorada;

* A dieta ajuda na prevenção contra algumas doenças, inclusive a diabetes;

* Sua pele fica mais clara e os dentes e cabelos mais bonitos;

* O seu sono fica melhor;

* É rica em proteínas;

* É baseada no consumo das carnes magras que contém poucas gorduras e bastante proteínas.

* Com ela, você não consome carnes processadas que trazem riscos para sua saúde;

* Com a ingestão de vegetais e frutas você previne doenças como infarto, diabetes, câncer e muitas outras;

* Nessa dieta você ingere bastante ômega 3 que também ajuda em várias situações. Baixa a sua pressão arterial, diminui os riscos de doenças no rim e no coração e muitas outras doenças;

* Ela não contém calorias vazias;

* Exclui todos os carboidratos simples, ou seja, aqueles de alto índice glicêmico.

* Também elimina todo e qualquer tipo de gorduras trans, que são prejudiciais para nós.

Contras da Dieta Paleo

Dieta Paleo: o que é? Como funciona? (Foto: Divulgação)
Dieta Paleo: o que é? Como funciona? (Foto: Divulgação)

Não sei se você já percebeu, mas essa dieta não fala em comer laticínios e isso é um erro. Os laticínios são ótimas fontes de cálcio, proteínas, vitaminas e muitos outros nutrientes que são bons para a saúde, ajudam a aumentar nossa força, a deixar os ossos mais fortes, a criar massa muscular e até a emagrecer. O único motivo desses alimentos não estarem presentes na dieta Paleo é porque os antepassados não os consumia, mas isso não quer dizer que você não pode incluí-los em sua dieta. Escolha os com mais nutrientes bons para sua saúde para ter mais resultados.

Outro contra da dieta Paleo é que segundo ela, os grãos integrais podem prejudicar o intestino. Mas nada disso é comprovado, pelo contrário, os grãos integrais são conhecidos como alimentos que ajudam a reduzir as inflamações do corpo, as doenças cardiovasculares e muitas outras.

Quem fala sobre a dieta, indica que você não deve comer leguminosas porque eles contêm nutrientes ruins para nós. De fato, esses nutrientes ruins existem, mas não só nas leguminosas como em qualquer outro alimento. Por isso, para usufruir apenas dos nutrientes bons, cozinhe ou deixe de molho.

O que comer na Dieta Paleo

Dieta Paleo: o que é? Como funciona? (Foto: Divulgação)
Dieta Paleo: o que é? Como funciona? (Foto: Divulgação)

Frango, carnes vermelhas, ovos, peixes, tudo isso está liberado. Esses alimentos contêm alto valor de proteína e fazem bem à saúde.

Você deve consumir bastante frutas, principalmente aquelas com alto valor de fibras e pouco açúcar. Elas são muito boas para te deixar saciado em uma tarde.

Os vegetais devem ser consumidos sempre, prefira aqueles com um gosto mais amargo.

As raízes que você pode comer são inhame e aipim. As castanhas e nozes também são usadas no cardápio. Insira mel ás vezes, sem excesso.

O que não comer na Dieta Paleo

Leite e derivados (o que é um erro, como já falamos, mas se você preferir pode consumir o leite desnatado). Os cereais também estão fora dessa dieta, assim também como açúcar refinado e outros alimentos industrializados.

Biscoitos, massas, salgadinhos, bolos, doces entre muitos outros carboidratos ruins devem ser retirados totalmente do cardápio.

A Dieta Paleo é vista como uma das melhores para você alcançar o corpo que deseja com saúde.

 

bety

Meu nome é Bety, sou Pedagoga tenho duas paixões na vida: ler e escrever. Depois que começo a digitar não consigo mais parar, escrevo de tudo um pouco, informação nunca é de mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *