BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Doença Celíaca: O que é? Exames Para Descobrir

A doença celíaca é muito comum entre as pessoas e se trata de uma inflamação crônica que ocorre na mucosa existente no intestino delgado que se caracteriza pela falta de desenvolvimento das vilosidades do intestino.

Saiba mais sobre a doença lendo o artigo!

Doença Celíaca

Doença Celíaca. Imagem: divulgação

A doença celíaca, nada mais é do que intolerância ao glúten, o sistema imunológico tem uma reação adversa de maneira exagerada a essa proteína que é encontrada em alimentos como o malte, a cevada, a farinha de trigo e o centeio.

A pessoa que tem a doença não possui a enzima que processa o glúten, como esse processo não ocorre o sistema imunológico reage ao acúmulo de glúten e ataca a mucosa do intestino delgado, ocasionando lesões prejudicando o funcionamento do mesmo.

Doença Celíaca Sintomas

A doença celíaca pode apresentar inúmeros sintomas fazendo com que a pessoa se sinta mal, como:

– anemia;

– perda de peso;

– diarreia;

– osteoporose;

– déficit de crescimento em crianças;

–  gases;

– lesões na pele;

– barriga estufada;

– ânsia de vômito;

– perda de cabelo.

Pessoas com predisposição genética tem maior risco de desenvolver a doença.

Doença Celíaca Exames

A doença celíaca costuma se manifestar  entre o primeiro e terceiro ano de vida, quando os cereais começam a ser introduzidos na alimentação das crianças. Porém existem casos em que a doença só se manifesta depois de adulto, quando o organismo apresenta falta grave de vitaminas e nutrientes. A pessoa nessa fase não apresenta sintomas da doença.

Doença Celíaca. Imagem: divulgação

Para saber se a pessoa tem a doença é preciso fazer dois tipos de exames de sangue são eles: anti-transglutaminase (AAT) e anticorpo anti-endomísio (AAE). Mesmo o exame sendo muito confiável é imprescindível fazer uma biópsia do intestino delgado através do material colhido no exame de endoscopia com biópsia.  

Doença Celíaca Tratamento

Não existe um tratamento específico para a doença celíaca, não tem um medicamento que trate o problema a única coisa a ser feita é evitar o consumo de alimentos que tenham glúten. É importante ler o rótulo de todos os alimentos, inclusive molhos, pois até neles você encontra glúten.  


Doença Celíaca. Imagem: divulgação

Doença Celíaca é Genético?

Sim, a doença celíaca é genética. A predisposição de pessoas desenvolverem a doença é através de casos em que já tenha na família.

Doença Celíaca Alimentação

A alimentação do celíaco consiste em evitar todos os alimentos que contenham glútem, como pão, pastel, massas, pizzas, mesmo assim existem produtos que possuem glúten e a maioria das pessoas não sabe, como as sopas instantâneas, cerveja, achocolatados em pó, entre outros.

Recomendados para você:

Sobre Editora Otimiza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *