BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Doenças Cardiovasculares tipos, sintomas e riscos

As doenças cardiovasculares são problemas que atingem grande parte das pessoas que levam um determinado estilo de vida e que são adeptas de hábitos não muito saudáveis. Geralmente são um conjunto de várias doenças que acabam atingindo o coração e os vasos sanguíneos, provocando graves complicações à saúde do indivíduo. Esses problemas cardiovasculares podem causar infartos, AVC e diversos outros problemas na circulação.

Esses problemas podem atingir qualquer pessoa, no entanto, é mais comum em pessoas com hábitos alimentares nada saudáveis. Existem alguns quadros clínicos que também aumentam as chances de aparecer alguma doença cardíaca, como você poderá conferir ao longo da matéria. A seguir, conheça os principais tipos de doenças cardiovasculares e seus sintomas, assim como os maiores riscos que podem causar para sua saúde.

Doenças Cardiovasculares tipos

De forma geral, as doenças cardiovasculares se dividem em dois grupos: aquelas que apresentam sintomas e aquelas que não apresentam nenhum sintoma. Por isso é fundamental fazer consultas regulares ao cardiologista, principalmente se você tem histórico de doenças no coração em sua família.

Doenças Cardiovasculares
Doenças Cardiovasculares. Imagem:divulgação

Dessa forma será possível identificar todos os problemas, até mesmo os mais silenciosos. Os principais tipos de doenças do coração são os seguintes:

– Tumores;

– Hipertensão;

– Doenças cardíacas congênitas;

– Arritmias cardíacas;

– Infarto agudo do miocárdio;

– Doenças nas válvulas cardíacas;

– Miocardite;

– Angina do peito;

– Endocardite.

Doenças Cardiovasculares sintomas

Os sintomas das doenças cardiovasculares variam bastante de uma pessoa para outra, do órgão afetado e da doença em si. Geralmente as doenças são mais comuns em pessoas com mais de 50 anos, assim como em idosos. Os sintomas das doenças cardiovasculares podem evoluir ao longo do tempo e ainda a doença pode ser identificada somente quando os sintomas já estão mais avançados e comprometem alguma ação, como a dificuldade para respirar.

Doenças Cardiovasculares
Doenças Cardiovasculares. Imagem:divulgação

As doenças cardiovasculares geralmente apresentam dores no peito, inchaço nas pernas, dificuldade para respirar e até problemas de circulação. Dificilmente são diagnosticadas no início, portanto é difícil prevenir. O mais indicado é que você vá ao médico regularmente e efetue exames de rotina para que assim possa descobrir qualquer problema à tempo. Quanto mais cedo você identificar a doença, mais chance terá de curá-la e de não sofrer com nenhuma consequência. Converse já com seu médico e agenda exames de check-up.


Doenças Cardiovasculares riscos

Há diversos fatores de risco que aumentam as chances do indivíduo desenvolver alguma doença cardiovascular. Por exemplo, o tabagismo, a pressão arterial alta, uma má alimentação, o sedentarismo, a falta de atividades físicas, assim como colesterol alto e diabetes, são fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Se a doença cardiovascular não for tratada corretamente, ela pode gerar consequências também chamadas de sequelas. Por exemplo, pode haver falência cardíaca que é quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para todas as necessidades do corpo. Outro risco quando a doença não é tratada, é o infarto, quando o coração não recebe a quantidade ideal de sangue oxigenado. Outras complicações são: aneurisma, acidente vascular cerebral e parada cardíaca.

Recomendados para você:

Sobre Editora Otimiza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *