Dor no Pé da Barriga: Por que Ocorre?
A dor no pé da barriga pode ocorrer por diversos motivos, mas geralmente o diagnóstico do médico apontará para um único órgão responsável pela dor.
O difícil diagnostico é por causa da variedade de opções que existe na região abdominal da mulher, que pode ser deste, problemas relacionados ao sistema reprodutor feminino como também aos intestinos ou bexiga.
Não é preciso ficar apavorada com qualquer dor que sentir nesta região, pois pode não ser nada grave. O médico deve ser procurado se os sintomas persistirem e se estiver associado à febre alta.

O que é dor no pé da barriga?
A dor no pé da barriga que ocorre geralmente em mulheres é de difícil diagnostico, pois existem inúmeras possibilidades que podem estar provocando esta dor, pois nesta região esta localizada o útero, trompas, bexiga ovário, intestinos, veias, músculos e artérias, qualquer um deles pode ser a causa da dor, então para se ter um diagnóstico preciso é necessário que se faça uma avaliação criteriosa pelo médico. Possivelmente o médico avaliará o caso com exames clínicos complementares, como ultrassom.

Quais são as causas da dor no pé da barriga?
As causas podem ser diversas dentre elas gravidez ou problemas ginecológicos, doença inflamatória pélvica ou endometriose. O diagnóstico deve ser exato para dar mais qualidade de vida à mulher e evitar complicações como a infertilidade. Outro alerta na dor no pé da barriga é a apendicite, uma inflamação na bolsa localizada no início do intestino grosso, que se não for tratado a tempo pode causar complicações graves. Ainda podemos destacar outras causas de dor no pé da barriga como: cistos no ovário, cistite, inflamação na parede interna do intestino, dor associada a ovulação, doenças inflamatórias na região pélvica, obstrução intestinal e problemas no colo do útero.

Quando a dor no pé da barriga precisa de ajuda médica com urgência?
É importante buscar ajuda médica em caso da dor no pé da barriga estar associado aos seguintes sintomas: Inchaço no abdômen, pele amarelada, febre, pressão ou dor no peito, vômito com sangue, náuseas, dor ao urinar, micção frequente e dor forte.
Como é feito o diagnostico da dor no pé da barriga?
O diagnóstico da dor no pé da barriga será avaliado conforme os sintomas que a paciente está sentindo, o histórico clínico e o resultado dos exames clínicos que podem ser de ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassom, raio-X ou exames simples de urina e fezes.

Quais os tratamentos que podem ser feitos contra a dor no pé da barriga?
O tratamento vai depender da causa e a gravidade da dor no pé da barriga. Se for apendicite a cirurgia será necessária para remover o órgão afetado. Já no caso de diverticulite, a medicação e a alteração na dieta já serão suficientes.
No caso de problemas ginecológicos, o tratamento poderá ser feito com o uso de anticoncepcional ou em casos mais graves a cirurgia. As mulheres que estiverem gravidas e sentirem fortes dores abdominais devem procurar com urgência assistência médica para evitar maiores problemas.